Presidente da Assembleia Municipal do Porto Santo acusa Menezes de não ter “cultura democrática”

Porto Santo-011
A Câmara liderada por Menezes de Oliveira e a Assembleia Municipal dirigida por Luísa Mendonça têm uma relação atribulada.

A presidente da Assembleia Municipal do Porto Santo, Luísa Mendonça, acusa o presidente da Câmara Municipal de ter “falta de cultura democrática”, reagindo à reunião tempestuosa de hoje, daquele orgão a que preside, e às declarações de Menezes Oliveira ao Funchal Notícias.

Luísa Mendonça diz que Menezes de Oliveira “quer fazer as coisas à sua maneira” e refere que a interrupção dos trabalhos ficou a dever-se ao “desrespeito que o senhor presidente da Câmara demonstrou para com a Assembleia e para com a sua presidente. Não podia aceitar isso. Já lhe disse, por diversas vezes, que a sua postura deveria estar assente no diálogo, ouvindo as diferentes forças políticas representadas na Assembleia Municipal, que tem uma composição com algumas especificidades que o senhor presidente da Câmara deveria respeitar. Erradamente não o faz e isso cria alguns problemas com as propostas apresentadas, uma vez que a Assembleia Municipal tem responsabilidades, tem competências e o presidente da Câmara não pode fazer o que quer”.

Menezes de Oliveira diz que Luísa Mendonça está ao lado do social democrata Roberto Silva, o anterior presidente da Câmara, que hoje trocou um diálogo muito aceso e tenso com o atual presidente, situação que a líder da Assembleia Municipal diz ser prática corrente em todas as reuniões, com troca de argumentos sobre o que um fez e o que o outro se propõe fazer, mas nega que esteja ao lado que quem quer que seja, apenas que está “ao lado da legalidade e da defesa dos interesses do Porto Santo”.

Luís Mendonça espera que a nova reunião da Assembleia Municipal, marcada para amanhã, sexta-feira, pelas 10.30 horas, possa ter a discussão efetiva e votação das propostas que Menezes Oliveira diz que tardam em ser discutidas, como sejam o Orçamento para 2017, o Plano Plurianual e a Conta de Gerência de 2016.