Festival Regional de Dança, palestras, música e teatro animam XIX Semana dos Clubes na Jaime Moniz

Lançamento da Revista de Filosofia “Ágora”. FOTOS CARLOS FREIRA.

A XIX Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da Escola Secundária de Jaime Moniz, que decorre esta semana, foi marcada por uma quarta feira recheada de diversas atividades, como a dança, as conferências, a música e o teatro. Uma mostra do trabalho artístico e cultural que tem vindo a ser desenvolvido pelos alunos, com a orientação dos docentes dos diferentes grupos disciplinares, no âmbito das atividades extra-curriculares.

“Turismo Sustentável para o Desenvolvimento” é o tema de fundo deste evento que ocupa esta semana, dinamizado pelo Conselho Executivo e a Coordenação das Atividades de Complemento Curricular da Escola, a cargo de Vanda Martins.

Logo pela manhã, foi apresentado um novo número de uma Revista de Filosofia, da chancela do professor Manuel Menezes e alunos, com a designação “Ágora”. Um espaço de reflexão e de partilha de vivências e opiniões sobre as grandes questões do nosso tempo.

Palestra sobre a importância das Levadas.

O Clube “Amigos do Ambiente” promoveu, em seguida, uma conferência sobre “A importâncias das Levadas para o Turismo”, tendo por preletora a bióloga Paula Marília Figueira. Um tema que merece sempre a atenção dos estudantes, sobretudos dos cursos profissionais de ambiente e cursos de educação e formação.

Espetáculo de abertura do I Festival Regional de Dança.

Outro ponto relevante nesta XIX Semana de actividades extra-curriculares foi a abertura  do I Festival Regional de Dança Na RAM”, coordenado pelo Clube “DancEn?gma”, nomeadamente a apresentação do do spot publicitário e concurso. Uma sessão que decorreu no ginásio da Escola e que levou o presidente do Conselho Executivo a enaltecer a iniciativa no sentido do apoio à expressão artística dos jovens como forma de expandir as suas potencialidades.

Segundo a coordenadora do Clube DancEn?gma, Carla Rodrigues, “A escola constitui um pilar básico na sociedade para a formação dos indivíduos e da própria comunidade em que se integram. Este atributo da escola é inegável, tanto mais que a maioria das crianças cresce no seio dela. A escola representa, sem dúvida, o espaço onde se criam condições para promover, de maneira organizada, as aquisições consideradas fundamentais para o normal desenvolvimento da criança. Considerando estes aspetos, a escola não se pode esquecer do tempo livre como processo de formação. Será tarefa desta proporcionar aos alunos conhecimentos e oportunidades para que eles possam viver, conviver e trabalhar, dando sentido às suas vidas. E hoje em dia, não podemos alcançar estes objetivos simplesmente pela ótica de uma educação para o trabalho, mas paralelamente por uma de educação para o lazer/a arte. Ao incluir a “Arte” na escola, o ensino artístico ou o ensino através da arte estamos a fornecer conhecimentos práticos como forma de atração dos alunos, inclusivamente como forma de combater o insucesso escolar. Assim sendo, a Dança na escola tem tido um papel fundamental enquanto atividade pedagógica ao despertar no aluno uma relação sujeito-mundo”.

O espectáculo de abertura do I Festival Regional de Dança cativou a plateia pelo desempenho artístico dos participantes e pela criatividade das coreografias.

A diretora Regional de Turismo aborda o tema do Turismo Sustentável.

Na parte da tarde, a diretora regional do Turismo foi a oradora da conferência “Turismo sustentável para o Desenvolvimento”, uma iniciativa do Projeto Aimer Le Français. “Viaje, desfrute e respeite”. Esta é a mensagem da campanha oficial do “Ano internacional do Turismo sustentável”. A partir da mesma, Kátia Carvalho sugeriu uma reflexão acerca do tema “Atividade turística e a necessidade de preservação do ambiente numa perspetiva sustentável”. Referiu a importância do turismo para o PIB regional que se cifrou, em 2016, num número que ronda os 376 milhões de euros e sublinhou os pontos fortes da atividade turística, na RAM.  Refletiu acerca de um quadro de referências a partir da noção de sustentabilidade tal como definida pela OMT e que estão na base da visão estratégica e da missão da “Estratégia para o Turismo sustentável”, na RAM, como garantes da qualificação do destino, da sua competitividade e da sua diferenciação dado que um espaço geograficamente exíguo como é o do arquipélago da Madeira, que compete com destinos muito superiores em dimensão e orçamento.

“A um elevado nível de qualificação, corresponde um elevado índice de competitividade”, referiu Kátia Carvalho. No entanto, acrescentou, “é necessário e fundamental o envolvimento e a participação da sociedade para que os objetivos comuns sejam atingidos”.

A música encheu e convenceu no salão de conferências pela mão do Clube “Música” e “Laboratório de Guitarra, no Sarau de Música e Poesia. Um momento que contou com o desempenho do Coro da ESJM e que, mais uma vez, cativou a audiência.

A fechar o dia de hoje, o teatro a cargo do grupo da casa, “O Moniz-Carlos Varela” e Clube “DancEn?gma” para levar à cena a peça “Memória: Um Filme Mudo”, com textos de  Valério Romão, Mia Couto, Fernando Pessoa, Rosa Oliveira, Samuel Beckett e Franz Kafka.

Para esta quinta feira, está prevista a presença do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, para a conferência “Importância do Turismo Sustentável para a Economia Regional”. O Festival Regional de Dança Escolar prossegue com workshops para alunos e professores, estando a sessão de entrega de prémios prevista para as 15h00, no ginásio.