XIX Semana dos Clubes na Jaime Moniz abre com espetáculo sobre as onze artes em passos de dança

Dança, criatividade, exposição de trabalhos e palestras marcaram esta segunda feira a abertura da XIX Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da Escola Secundária de Jaime Moniz, tendo por tema de fundo o “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, na esteira da celebração da ONU.

O secretário regional da Educação e o presidente do Conselho Executivo da ESJM estiveram presentes na abertura do evento, protagonizado pelo Clube de Dança “DancEn?gma das Artes” que prepararam um espetáculo com as onze artes em passos de dança, nomeadamente a música, pintura, escultura, fotografia, teatro, literatura, cinema, fotografia, banda desenhada, jogos multimédia e arte digital. O evento decorreu no ginásio da Escola, participado por dezenas de estudantes e professores.

O show “En?gma das Artes” tem um contexto preciso, segundo os seus mentores, o de estabelecer um diálogo entre os jovens e as artes, tendo por palco a escola: “A escola não se pode esquecer do tempo livre como processo de formação. Será tarefa desta proporcionar aos alunos conhecimentos e oportunidades para que eles possam viver, conviver e trabalhar, dando sentido às suas vidas. E hoje em dia, não podemos alcançar estes objectivos simplesmente pela ótica de uma educação para o trabalho, mas paralelamente de uma educação para o lazer/arte. Ao incluir a arte na escola, o ensino artístico ou o ensino através da arte, estamos a fornecer conhecimentos práticos como forma de atração dos alunos, inclusivamente como forma de combater o insucesso escolar. Assim sendo, a dança na escola tem tido um papel fundamental enquanto actividade pedagógica ao despertar no aluno uma relação sujeito-mundo”.

Nesta XIX Semana dos Clubes, dinamizado pela Direção Executiva e a Coordenação das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular, Grupos e Projetos, Jorge Carvalho e Jorge Moreira de Sousa enalteceram a importância de estimular a realização das atividades extra-curriculares por forma a expandir os múltiplos talentos dos jovens que terão sempre de procurar olhar mais longe, além dos conteúdos do currículo.  A instituição preza-se por criar cada vez mais condições para estimular a prática das mais diversas artes durante a frequência do ensino secundário e, ao longo da semana que ora se iniciou, o trabalho dos alunos e dos professores pode ser apreciado por toda a comunidade escolar.

Ainda na parte da manhã, foi inaugurada a exposição “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, no Largo do Museu, organizada pelos Clubes “O Território – A Nossa Casa Comum”, “Amigos do Ambiente” e Programa “Eco-Escolas”. Ainda no Largo do Museu, estão expostos trabalhos dos Grupos e Projetos “Português.com”, “Multimédia”, “Editorial”, “English Net”; “Liceu das Letras”, Curso “Inglês”, “Viagem a Berlim” e “Aimer le Français”.

Na parte da tarde, o professor João Lemos Baptista, Professor  da AICA-Associação de Investigação Científica do Atlântico, foi o preletor da conferência “Turismo de Saúde e Bem-Estar: Estudo de Caso na RAM”.

A comunidade escolar pode ainda apreciar uma reportagem fotográfica alusiva à XIX Semana dos Clubes, Grupos e Projetos.

Nesta quarta feira, o progama é diversificado com palestras, música, teatro e dança. Logo pela manhã de 26 de abril, está agendada a abertura do I Festival Regional de Dança Escolar, a dinamizar pelo Clube DancEn?gma”. De destacar também o lançamento da revista de filosofia “Ágora”, bem como uma conferência sobre “ A importância das Levadas para o Turismo”, que ter5á por oradora Paula Marília Figueira. Na parte da tarde, a diretora regional do Turismo, Kátia Carvalho, abordará o tema do “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, a convite do Projeto Aimer Le Français, estando igualmente previsto um Sarau de Poesia e de Música, com a atuação do Coro da ESJM. A tarde fecha com a representação da peça de teatro do grupo “O Moniz-Carlos Varela” e Clube de DancEn?gma”, com a peça “Memória: Um Fime Mudo”.