Veja quem vem ao Funchal ao Congresso internacional sobre ‘cidades inteligentes’ a 11 e 12 maio

O Teatro Municipal do Funchal acolhe a 11 e 12 de maio a ‘SmartFunchal’17 -Cities and Tourism Summit’.

O Congresso Internacional de ‘Smart Cities’ e Turismo Inteligente pretende debater o desenvolvimento económico e sustentável.

O Funchal é, assim, palco anual para a apresentação de casos de sucesso e boas práticas, partilha de ideias, debate e reflexão sobre as estratégias de futuro e os problemas e desafios que se colocam às cidades, nomeadamente dos pólos urbanos distantes e periféricos.

A conferência reúne forças vivas, empresas e cidadãos para discutir e refletir sobre as cidades inteligentes e o turismo inteligente. Entre os ilustres participantes está o canadiano Kevin Brauch, assim como Frank Cuypers, Luigi Cabrini, Joe Dignan e Piero Pelizzaro.

Trata-se de uma revolução tecnológica que está em curso em todo o mundo, mas também uma revolução social e uma mudança de paradigma económico. Condições que estão a tornar as cidades pólos competitivos e de desenvolvimento.

“As Smart Cities não são uma moda, são uma opção necessária para promover o emprego e a riqueza, combater as desigualdades sociais, otimizar os recursos humanos e materiais, garantir de forma eficaz e sustentável os serviços indispensáveis para os cidadãos cada vez mais exigentes e esclarecidos. As Smart Cities devem também pensar na defesa da autenticidade e genuinidade da sua oferta turística diferenciadora, valorizando-a e potenciando o tecido económico local, contribuindo para a atração de mais investimento, talento e inovação. As Smart Cities e o Turismo Inteligente são a chave para o desenvolvimento económico e sustentável e o SMART FUNCHAL 2017 – Cities & Tourism Summit será o palco anual para a apresentação de casos de sucesso e boas práticas, partilha de ideias, debate e reflexão sobre as estratégias de futuro e os problemas e desafios que se colocam defronte das cidades, nomeadamente dos pólos urbanos distantes e periféricos”, refere a nota publicada para a divulgação do evento.

“O SFCTS’17 vai trazer mais de 20 oradores nacionais e internacionais de elevada reputação e credibilidade. O evento pretende juntar 300 pessoas num congresso inovador, um formato disruptivo na forma e conteúdo, claramente voltado para o futuro, para a comunicação e transmissão da mensagem de forma clara e direta”, prossegue.

“Pretende-se não apenas debater, mas também refletir e demonstrar soluções inovadoras que ajudem as cidades a contribuir para a riqueza nacional, atrair investimento e trabalhadores qualificados, bem como valorizar o produto turístico e contribuir para a sustentabilidade ambiental e económica, mantendo os equilíbrios necessários, protegendo o património, a autenticidade e a cultura ancestral dos respectivos povos”, remata.