Funchal não foi finalista do galardão “Capital Verde Europeia 2019”, diz o PSD-M criticando informação “falsa” da Câmara

PSD Assembleia Municipal
O PSD protesta, na Assembleia Municipal, contra falsa informação da Câmara sobre Funchal finalista de “Capital Verde Europeia 2019”.

O Grupo Municipal do PSD-Madeira na Assembleia Municipal do Funchal acusou hoje o executivo camarário de “mentir” sobre o facto de a cidade ter sido uma das finalistas do galardão “Capital Verde Europeia 2019”.

Através de um voto de protesto, apresentado na reunião da Assembleia Municipal, os social-democratas sublinham que “a cidade do Funchal nunca foi finalista deste prémio. Houve sim um aproveitamento político relativamente ao desconhecimento que a maioria das pessoas tem em relação a este, e a outros assuntos, para retirar dividendos de uma falsa notícia, arquitetada para encobrir a incapacidade que esta Câmara tem para cumprir metas”.

Os deputados municipais salientam que “esta cidade foi apenas uma candidata a este prémio, a par de outras 13 cidades, onde também estava incluída Lisboa”.

“No passado dia 5 de abril, e após a análise das respetivas candidaturas, foi anunciada a lista que contém as 5 cidades finalistas a este prémio, não estando a cidade do Funchal lá contemplada.Talvez porque os 12 indicadores de avaliação exigiam padrões de excelência e de resposta que, neste momento, a cidade do Funchal não consegue oferecer e nem garantir, fruto, por exemplo, da incapacidade de gestão da rede de abastecimento de água potável com perdas na ordem dos 60%, ou talvez da fraca gestão de resíduos ou da ausência de uma estratégia urbana em relação aos espaços verdes, facilmente suprida através do PDM, cuja revisão não vê a luz do dia por estar dependente da agenda particular do Presidente da Câmara.”

O Voto foi aprovado por maioria, tendo igualmente sido aprovado, mas por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Engenheiro Francisco Assis Correia.