Festival ‘Apanha da Cana’ movimenta a 29 e 30 deste mês o Porto da Cruz

 

Com o objectivo de dar a conhecer o roteiro da cana-de-açúcar e divulgar o património cultural e arquitectónico da freguesia do Porto da Cruz, a Associação Grupo Cultural Flores de Maio leva a efeito, nos próximos dias 29 e 30 de Abril, o 2.º Festival ‘Apanha da Cana’, que decorrerá na Praça da Alagoa, no Centro Cívico e na Engenhos do Norte, Lda.

Este evento pretende associar o património imobiliário à vertente cultural, apresentando um conjunto de iniciativas no centro da vila, com diferentes intervenções artísticas e culturais, refere uma informação à Imprensa. Para além desta vertente, serão programadas caminhadas com turistas que poderão apreciar as belas paisagens desta freguesia, assim como assistir, in loco, à apanha da cana-de-açúcar.

Destaca-se, nas suas várias actividades constantes do programa, a sessão oficial do evento com a presença de entidades oficiais, no sábado, dia 29, pelas 16h00. Pelas 18h00, realizar-se-á a 10.ª edição do Festival Infantil “Vozes em Flor”, no Auditório do Centro Cívico do Porto da Cruz, evento que reúne vozes infantis representativas das diferentes escolas do 1.º ciclo do município de Machico e que se vem afirmando pela sua qualidade e envolvência de públicos. Entre as 20h00 e as 03h00 haverá animação no palco principal e no recinto destinado ao evento (Praça da Alagoa) e as tradicionais barracas de comes e bebes.

No domingo, dia 30, pelas 15h30, destaca-se a realização da 2.ª edição do Concurso de Ponchas, com o apoio da Associação Barmen da Madeira, que visa homenagear a mais popular bebida madeirense através da criatividade de todos aqueles que queiram associar-se, através de uma inscrição prévia. Entre as 17h00 e a 01h00 haverá, igualmente, um programa de animação na Praça da Alagoa.