Academia das Carnes vai à Alsácia

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira estará presente em França nos dias 16 e 17 de Junho, na região da Alsácia, onde irá participar no Capítulo da Confraria “Les Amis d`Ammerschwihr et du Kaefferkopt “que se realiza na localidade de Ammerschwihr, na Região Administrativa de Alsácia e departamento do Alto Reno.
Segundo refere um comunicado, no século XVI, na Alsácia, mais precisamente no dia 26 de Dezembro de 1561, foi criada a” Confrérie de Saint-Etienne d`Alsace” com os propósitos da defesa da produção e comercialização dos vinhos da região da Alsácia.

Esta confraria, uma das mais antigas de França, é considerada a primeira confraria da época moderna do movimento confrádico internacional e manteve uma próspera actividade até o ano de 1848, ano em que deixou de estar activa. Em 1947, um grupo de produtores e amantes dos vinhos da região de Alsácia, respeitando os princípios de 1561, reactivaram a confraria, mantendo-se esta em plena actividade. Aliás, a mesma celebra com várias actividades neste mês de Abril de 2017 os seus 70 anos após a sua reactivação.