Sérgio Marques vai à Madalena do Mar a 20 abril discutir projeto de canalização da ribeira

O Secretário Regional Sérgio Marques decidiu envolver a população no projeto de regularização e canalização do troço final da Ribeira da Madalena, abrindo para o efeito um período de discussão pública, que se iniciou no final de Março e que decorre até 20 de Abril,  conforme o anúncio em JORAM de dia 17 de Março.

Segundo uma nota de imprensa, esta auscultação, que não era obrigatória por lei, insere-se numa nova abordagem às intervenções com impacto nas localidades onde estas são executadas, envolvendo os agentes locais bem como outros potenciais interessados, acolhendo as suas propostas e discutindo-as.

No último dia da discussão, dia 20 de Abril, e como corolário da receção das perguntas e propostas formuladas directamente na DRESC ou no site da SRAPE, terá lugar um momento de discussão presencial, no salão paroquial da Madalena do Mar, pelas 18h, com a participação do Secretário Regional da tutela, Sérgio Marques, do Diretor Regional do Equipamento Social e Conservação, Amílcar Gonçalves, e da responsável pelo projeto, Engª. Gisela Sá Frias da Aqualogus.

Nesse momento poderão ser aprofundadas as questões e as sugestões entretanto colocadas por escrito, bem como debatidas as soluções encontradas.

Recorde-se que este é um projeto de 7 milhões de euros, que visa assegurar uma zona particularmente exposta ao transporte de inertes.

As superfícies montanhosas envolventes da Ribeira da Madalena, são particularmente terrosas, depositando muito material pétreo no leito deste curso fluvial, o que se agrava em momento de maior pluviosidade.

É um anseio já antigo daquelas populações a resolução deste troço final, que está devidamente cabimentado no orçamento deste ano, estando o projeto neste momento candidatado  ao PO SEUR, que comparticipará, em caso de aprovação, na ordem dos 85%.