Aplicação permite localizar indivíduos em percursos pedestres

Aplicação Proteção A
A informação inscrita no perfil médico poderá ser acedida pelos agentes de proteção civil em caso de acidente.

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (SRIAS), através do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), lançou uma aplicação gratuita que, entre outras valências, permite aos agentes de Proteção Civil conhecer a localização de indivíduos em percursos pedestres com recurso ao sistema de posicionamento global.

A ‘APP – Prociv Madeira’ representa desde logo um ganho relevante na prestação de socorro pelos agentes de Proteção Civil.  O custo do investimento foi de 6 mil euros.

“Nós temos de facto pessoas que se perdem nas nossas serras”, indicou Rubina Leal, governante com a tutela da Proteção Civil.

“É importante termos mecanismos de apoio aos corpos de bombeiros para o auxílio o mais imediato possível”, continuou.

A APP disponível na AppStore e Google Play permite ao utilizador criar um perfil personalizado, contendo, por exemplo, informações de saúde, nomeadamente, doenças conhecidas, medicação regular e grupo sanguíneo, assim como aceder aos avisos meteorológicos e recomendações e outras informações em tempo real.

De relevar o facto de a informação inscrita no perfil médico poder ser acedida pelos agentes de proteção civil em caso de acidente.

Importa ainda referir a aposta do SRPC, numa primeira fase, na divulgação da APP junto dos agentes de Proteção Civil da região autónoma e das empresas de animação turística e dos profissionais do setor do turismo.