Suba as escadas do hospital para perder calorias mas pague a conta do parque


Fotos FN.

A escadaria do Hospital Dr Nélio Mendonça está artisticamente e inteligentemente pintada. Suba pela sua saúde e dê o desprezo aos elevadores (também eles cansados e lotados). Ao subir cada degrau rumo às enfermarias, o utente delicia-se a somar as calorias que vai perdendo, simplesmente e levemente. O próprio secretário da Saúde já o anunciou e fez a rodagem do percurso. Tudo em nome do mais do que justificado combate ao sedentarismo e obesidade.

Mas, por um lado, mandam-nos subir para ter saúde; por outro, levam-nos o dinheiro do bolso com o vizinho parque de estacionamento. Poupa-se na saúde e gasta-se balúrdios com a “caixa” no parque. O Estepilha bem sabe que não se pode confundir a nuvem com Juno. Mas quem manda – e bem – gastar calorias também pode mexer-se um bocadinho mais e renegociar os contratos firmados com os privados que exploram o parque de estacionamento do hospital. Sem remédio, só a morte, bem o sabem os senhores doutores.

Por fim, todos a subir em nome da saúde, desde o topo da hierarquia ao mais simples cidadão.  Só faz bem, mas rezando ainda para que as batérias não se passeiem pelas escadarias…