Projecto “Baltazar Júnior” no Teatro Municipal

O projecto educativo “Baltazar Júnior” arrancou oficialmente no passado dia 3 de Abril de 2017 e contou com a presença de 70 alunos, divididos pelas Escolas do Areeiro, Escola Básica e Secundária da Calheta e da Escola do Campanário.

Na visita guiada, os alunos ficaram a conhecer a história da casa de espectáculos mais emblemática da Madeira, os segredos escondidos em cada recanto e ainda a oportunidade de “pisar palco”. As visitas da manhã contaram com a participação especial dos actores cabo-verdianos, Dino e Renato, que estão na Madeira a convite da companhia e do Festival AMO-Teatro. Os actores realizaram no palco do Baltazar Dias pequenos exercícios de teatro, facultando técnicas de expressão corporal e de dicção, mas também partilharam histórias de vida e a realidade do teatro em Cabo Verde, proporcionando aos alunos momentos para reflectir e para recordar. Na visita da tarde, a actividade predominante foi a declamação de poemas, que contou com a participação do escritor Jorge Ribeiro de Castro.

 

Recorde-se que no passado dia 11 de Março, no aniversário do Teatro, deu-se o lançamento do projecto “Baltazar Júnior” que pretende ser um transmissor de cultura, um estímulo às artes performativas e plásticas e à criatividade, através do desenvolvimento de actividades relacionadas com o Teatro. As próximas sessões irão decorrer nos dias 17 de Abril, 8 e 22 de Maio e 5 e 19 de Junho às 10h00 e as 15h00.