Quinta do Monte revive charme e espiritualidade de Carlos I de Áustria

DR

A Junta de Freguesia do Monte, no Funchal, promoveu este sábado a segunda edição do evento “Monte do Imperador”, uma homenagem ao monarca e beato Carlos I de Áustria, que residiu na localidade e lá se encontra sepultado.

“O objetivo é valorizar o que a freguesia tem de mais marcante e também é uma forma de investirmos em termos de turismo religioso”, disse à agência Lusa a presidente da autarquia, Idalina Silva.

O último imperador austro-húngaro viveu exilado na Madeira entre 1921 e 1922, ano em que faleceu, aos 34 anos, no dia 01 de abril, tendo sido sepultado na Igreja Matriz do Monte.

DR

Em 2004, Carlos I de Áustria foi beatificado pela Igreja Católica, sob o pontificado de João Paulo II, considerando o seu papel como “pacificador” durante a I Guerra Mundial.

“Temos de tirar benefício desta potencialidade”, realçou Idalina Silva, sublinhando que um dos pontos altos do evento foi a palestra sobre o tema “A espiritualidade de D. Carlos I – o Turismo Religioso”, proferida pelo pároco Giselo Andrade.

DR

Esta edição de “Monte do Imperador” contou ainda com outras atrações. Um cortejo, com cerca de 80 figurantes trajados à época, percorreu o trajeto entre o Largo da Fonte, no centro da freguesia, e a Quinta do Monte (também designada Quinta do Imperador) onde o monarca residiu, dando a oportunidade de desfrutar de jardins e pormenores românticos.

DR

Tendo em conta que atualmente decorrem trabalhos de recuperação na sequência de estragos provocados pelos incêndios de agosto de 2016, as portas estiveram abertas apenas este sábado e as entradas foram gratuitas.

Durante o dia, os visitantes puderam ainda desfrutar de passeios a cavalo e carroça, passeios de rede e diversos jogos tradicionais e ainda assistir à atuação da Banda da Zona Militar da Madeira.