PSD preocupado com a Venezuela anuncia vinda de Fafá de Belém à Festa do Chão da Lagoa

Fotos DR.

O Conselho Regional do PSD/Madeira, reunido hoje na Casa das Mudas, concelho da Calheta, procedeu à análise dos pontos em agenda e aprovou as seguintes conclusões:

  1. O Conselho Regional congratulou-se com a apresentação dos nomes dos candidatos do PSD/Madeira às Autarquias da Região: Carlos Teles (Calheta), Pedro Coelho (Câmara de Lobos), Ricardo Sousa (Machico), Roquelino Ornelas (Santa Cruz), João Gabriel Caldeira (Santana), Rui Nélson Rodrigues (Porto Moniz), Virgílio Pereira Ganança (Ponta do Sol), Nivalda Gonçalves (Ribeira Brava), Idalino Vasconcelos (Porto Santo), Rubina Leal (Funchal), bem como com o apoio a José António Garcês (São Vicente).
  2. O Conselho Regional considera que os nomes apresentados reúnem o perfil e as condições necessárias para abraçar este desafio político, nomeadamente: elevado espírito de missão e de serviço às populações; qualidade e competência política reconhecidas; prestígio e reconhecimento local; disponibilidade para o diálogo e para a procura de consensos que viabilizem as melhores soluções políticas possíveis; preparação técnica capaz de responder aos desafios; visão e ideias de futuro; capacidade de análise e de acção em prol das populações; identificação e comprometimento com a nossa doutrina política, a social-democracia.
  3. Com as Eleições Autárquicas de 2017 já marcadas para 1 de outubro, o Conselho Regional aplaude a ambição dos objectivos definidos pela Comissão Política do PSD/Madeira para estas eleições: vencer a maioria das Câmaras Municipais, conquistar a presidência da Associação de Municípios, consolidar e reforçar a maioria das Juntas de Freguesia e manter a presidência da ANFAFRE – Madeira e ser o Partido na Região com mais mandatos autárquicos.
  4. O Conselho Regional reforça a necessidade de se consolidar esta nova fase do desenvolvimento da nossa Região com autarquias, projectos e pessoas que sejam capazes de ampliar a qualidade de vida das famílias, de defender um urbanismo de qualidade, de valorizar a nossa identidade, cultura e património, de gerir de forma eficiente os recursos disponíveis, de tomar decisões fundamentadas no conhecimento, de cumprir os princípios de subsidiariedade política e de reforçar os instrumentos de participação democrática dos cidadãos e demais instituições da sociedade civil.
  5. Este novo ciclo autárquico proporciona um conjunto de oportunidades único para o processo de desenvolvimento regional e que passa pela criação de executivos locais de proximidade; pelo aprofundamento da democracia participativa e dos mecanismos da boa governação; pelo combate às assimetrias locais, com a promoção da coesão territorial e social sustentável; pelo crescimento inteligente, realçando as especificidades locais e valorizando as particularidades individuais; pela criação de ambientes amigos do investimento, capazes de dinamizar as economias locais e a economia regional; pela valorização dos recursos ambientais e naturais, condição imprescindível para o crescimento sustentado da Região; pela consolidação do cidadão como centro de toda a iniciativa política, reforçando o cariz social das acções públicas; e pelo desenvolvimento de zonas e de cidades inteligentes fundamentadas nas novas tecnologias e na informação a cidadão e instituições.
  6. O Conselho Regional não pode deixar de expressar a sua preocupação pela situação vivida pelos nossos emigrantes radicados na Venezuela, onde a cada dia que passa se agrava a crise económica, política e social, manifestando a sua solidariedade com todos os madeirenses que, neste momento, enfrentam graves dificuldades naquele país.
  7. A Grande Festa Popular do Chão da Lagoa, agendada para o dia 23 de Julho, terá como artista principal a cantora brasileira Fafá de Belém.