Começa em Bruxelas desafio para a Madeira: fazer valer as suas posições no seio da UE

Com Rui Marote (em Bruxelas)

Já principiou na Bélgica a conferência que junta os presidentes e outros responsáveis das Regiões Ultraperiféricas, subordinado à temática “Terras Europeias no Mundo”. A reunião, que se realiza em Bruxelas e subintitulada “Rumo a uma estratégia renovada”, foi oficialmente aberta por Corina Cretu, a comissária da União Europeia para a Política Regional. Dever-se-á seguir uma intervenção do presidente Rudolphe Alexandre, da Guiana Francesa, mas aparentemente o mesmo não pôde estar presente. As próximas intervenções previstas são as de Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, por videomensagem, de Ericka Bareigts, ministra francesa do Ultramar, de Jorge Toledo Albiñana, secretário de Estado espanhol para os Assuntos Europeus, e da sua homóloga lusa, Margarida Marques.

Corina Cretu, no discurso, apelou à unidade.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, intervirá em breve no Âmbito do painel que reúne intervenções dos presidentes das regiões ultraperiféricas, que se prolongará durante a manhã.

Corina Cretu, na intervenção desta manhã, considerou existirem desafios que exigem unidade entre os diferentes intervenientes e  maior unidade para fazer frente aos desafios do futuro – uma espécie de resposta à saída britânica da UE, que também foi mencionada no seu discurso inaugural.

A Madeira, com uma delegação constituída pelo seu presidente do Governo e por dois secretários regionais, Eduardo Jesus e Sérgio Marques, está determinada a vincar posições reivindicativas no âmbito deste Fórum e do memorando conjunto dos representantes destas regiões das periferias.

Corina Cretu, no seu discurso, felicitou também Miguel Albuquerque pela decisão de atribuir o nome do Aeroporto da Madeira a Cristiano Ronaldo, em homenagem, enaltecendo o facto de uma região ultraperiférica ser o berço do maior jogador de futebol do mundo. A responsável felicitou ainda o próprio futebolista. Terminou salientando que as regiões têm, nos seus serviços, um parceiro sempre disposto a ajudar.