Enfermeira dá testemunho das mais-valias obtidas com a opção pela acupunctura

Carolina Sofia Pita fez o curso de acupunctura e fez depois uma pósgraduação no Instituto Van Ghi -Portugal, em Leiria.

Cada vez mais a opção pelas medicinas alternativas chinesas ganham adeptos junto da população em geral, sendo em alguns casos um complemento à medicina tradicional. Desta feita, os testemunhos das vantagens da acupunctura e de outras práticas afins são cada vez mais uma realidade também na Madeira. Mesmo sem estar convencionada e implicar despesas, esta prática tem conquistado a adesão de parte do público, algumas vezes desiludido com a medicina convencional ou então que a procura como complemento.

Desta vez, o FN, dá a conhecer dois testemunhos de duas mulheres que partilham a sua experiência das agulhas milagrosas, com recurso à terapeuta Carolina Sofia Pita, que desenvolve esta atividade no Luísa Center, na Calheta, mas que também dá consultas quinzenais no Funchal.

A enfermeira Paula Freitas fala sem tabus da acupunctura. Fotos DR.

O primeiro testemunho é o de uma enfermeira, Paula Freitas, que nos relata o seu contacto e experiência com esta medicina chinesa.

“Sou enfermeira de profissão. Como se pode imaginar, era um pouco céptica no que diz respeito a terapias alternativas, nomeadamente à medicina tradicional chinesa. Mas esse sentimento foi-se modificado através de pesquisas que realizei sobre a abordagem ao tema na atualidade.

O excesso de peso foi o motivo que me conduziu à acupunctura e terapias associadas. Demorei algum tempo para experimentar. Informei-me muito e fiz questão de, após a decisão tomada, apostar neste tipo de terapia, escolher alguém qualificado e de confiança. Foi desta forma que cheguei até à Carolina Sofia Pita.

Começou a minha experiência, através duma consulta inicial, em que a terapeuta fez uma verdadeira anamnese, de forma a compreender todos os meus antecedentes e problemas atuais que me conduziram a procurar o tratamento. Foi então que me apercebi que a acupunctura era muito mais do que aquilo que procurava, que consistia na altura em perder peso.

Estou com sete consultas realizadas com a Carolina, aplicando acupunctura e outras técnicas da medicina tradicional chinesa. Desde o início, foi-me facultado por esta profissional vários conselhos sobre hábitos de vida saudáveis, como uma dieta recomendada, exercício, assim como algumas ervas que funcionam como coadjuvante no tratamento. Desde o início, que se demonstrou muito empática e disponível, tanto a nível da consulta e tratamento, assim como para esclarecimento de dúvidas que surgiam, fosse pelas redes sociais ou por telemóvel. Este é um factor de relevo, pois o estabelecimento duma relação terapêutica consiste também numa relação de empatia. Eu encontrei na Carolina uma profissional que gosta do que faz, que demonstra confiança e competência, determinantes na minha entrega ao tratamento.

Foi-me esclarecido, desde início, que cada pessoa tem uma resposta diferente a determinado tratamento e que o fim último da acupunctura consiste num equilíbrio de energias, que conduzem à harmonização do organismo, para que facilite o processo de emagrecimento e bem-estar da pessoa. E foi mesmo isso que aconteceu. Perdi até esta fase 6 quilos, mas isso não foi o mais relevante. Na verdade, a acupunctura, combinada com outras técnicas alternativas da medicina tradicional chinesa, têm sido uma mais-valia em termos de saúde, no sentido em que me proporcionam bem-estar e equilíbrio físico e mentais notórios.

A verdade é que no momento não é o peso o factor mais relevante na continuidade do tratamento de acupunctura, mas sim o relaxamento que este me proporciona, a diminuição da ansiedade, o trabalhar pela saúde, sem estar demasiado preocupada com o dito peso ideal.

Na verdade, o maior ganho que tenho adquirido até aqui é o equilíbrio, entre o meu físico e a minha mente. Posso até afirmar que isso tem influenciado positivamente na forma de ver e de viver a vida, tanto a nível pessoal, como profissional. Procurei emagrecimento, que estou a conseguir de forma gradual, mas a acupunctura e outras técnicas da medicina tradicional chinesa, praticada de forma muito profissional e empática pela Carolina Sofia Pita, têm-me proporcionado muito mais do que o que inicialmente procurava. Algo muito mais importante que o aspeto estético. Relaxamento, Vitalidade, Saúde, Equilíbrio e Bem-Estar… são sensações reais que definem o que se sente quando se sai dum tratamento com a Carolina.

Sinto-me feliz por ter quebrado tabus, não descurando nunca a medicina convencional, e por ter encontrado uma terapia e uma profissional que têm feito diferença no meu dia-a-dia. Hoje acredito nos benefícios da acupunctura e de outras técnicas da medicina tradicional chinesa, assim como na qualificação profissional de quem se entrega a esta profissão com Paixão, como é o caso da minha terapeuta”.

Maria Silva é outro testemunho registado pelo FN.

Maria Silva também descobriu as mais-valias desta prática chinesa.

“Tenho 53 anos, sou assistente operacional e trabalho no Lar de Santa Teresinha. Há cerca de 30 anos que presto serviço aos idosos.

Desde os 41 anos de idade que comecei a ter muitas dores nas articulações. Numa consulta de ortopedia, o médico sugeriu que deveria mudar de profissão, pois tinha um desgaste muito grande no joelho direito, no ombro direito e na coluna e, se continuasse com o mesmo trabalho, correria o risco de, aos 60 anos, estar numa cadeira de rodas. Na altura, lembro-me que fiquei muito triste, pois gostava muito do que fazia.

Fiz fisioterapia, hidroginástica, assim como alguma medicação para as dores, pois eu tinha muitas dificuldades em exercer as minhas funções.

Em 2015, tive conhecimento da acupunctura e fui a uma consulta com a terapeuta Carolina. Logo na primeira sessão, senti uma melhoria muito grande na movimentação e hoje, graças a essas agulhas milagrosas e ao excelente serviço e carinho, sinto-me muito melhor. Atualmente, recorro aos serviços de acupunctura não só pelas dores nas articulações, mas também para outros problemas de saúde, como ansiedade, sinusite e tensão arterial.

Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer à terapeuta Carolina por tudo o que ela fez e continua a fazer pela minha saúde. Apenas posso dizer«Obrigada»”.