Antigos escuteiros encontraram-se novamente na Estalagem da Encumeada

Rui Marote

Realizou-se hoje na Estalagem da Encumeada o quarto almoço anual de antigos escuteiros e guias de Portugal. O encontro reuniu mais de meia centena de escutas.

Esta ocasião é não só uma forma de reencontrar velhos amigos, companheiros de princípios, mas também uma forma de regressar ao passado e sentir os momentos fantásticos de uma vivência sã cuja camaradagem dificilmente se apagará das memórias.

Luís Ornelas, impulsionador destes encontros, agradeceu pelo facto de os presentes terem aceite este desafio de se reunirem mais uma vez. O aumento de participantes de ano para ano torna-se um chamamento. Fez questão de prestar homenagem àqueles que rumaram ao eterno acampamento, casos de Lídia Homem da Costa, Ângelo Paulos, Manuel Morna Freitas, Paquete de Oliveira, Quintal, Miguel Mendes Gomes, Francisco Ferraz, Rufino da Silva, Luís Freitas, José Agostinho Pereira de Gouveia, José Alberto de Castro, Lília Bernardes, Miguel Jardim, Tolentino de Nóbrega, Agostinho Pedro Gomes, Nicolau de Freitas, José Luís Oliveira. Foram muitos para um só ano. Propôs um bravo a estes irmãos escutas, que estarão unidos no Além olhando por nós.


Entre as amizades revividas nesta reunião, destaque para alguns cidadãos emigrados que estiveram presentes, reatando os laços.
Um ‘Powerpoint’ exibiu fotografias de acampamentos, promessas, jogos, fogos de conselho. No final, foram cantadas canções escutistas até ao entardecer.