Vivem em veleiros há um ano, têm corrido mundo e atracam este fim de semana na Calheta para festival

Artistas, sonhadores, aventureiros… assim é a tripulação do Festina Lente que estará na Calheta este fim de semana para mais um Festival. Fotos FL.

Saltimbancos, hippies, marinheiros da arte… os rótulos pouco ou nada importam. São diferentes e cultivam um estilo de vida assumidamente fora dos estereótipos. São 25 aventureiros que trilham um percurso de vida sui generis. Vivem nos barcos, viajam pelo mundo e promovem festivais de música, dança, artesanato e outras artes nos portos onde vão ancorando. “Festina Lente” é a sua imagem de marca e no próximo fim de semana o roteiro é na Calheta.

Um ano a viajar num veleiro…

Lise, apenas Lise e basta, é a coordenadora de uma incursão que se iniciou a 26 de maio de 2016 e que termina em agosto do corrente ano. Após vários portos a partilhar as suas vivências e criatividade, o Porto de Recreio da Calheta é o itinerário que se segue, com a colaboração do Bar Maktub, onde estão expostos os trabalhos artesanais e fotográficos do grupo.

Seis veleiros rasgam os mares, qual procissão, levando a bordo uma paleta de artistas, desde atores de teatro e de circo, dançarinos, coreógrafos, artistas plásticos, educadores, técnicos e até mesmo marinheiros. A arte em alto mar, a libertação das amarras da rotina e das convenções sociais e, depois, a demanda da atenção do público em terra para o convívio e partilha dos seus trabalhos.

O itinerário tem sido bastante corajoso mas tudo tem corrido bem, desde o oeste do Mediterrâneo até ao Noroeste de França (Bretanha), passando pela Itália, Espanha, Norte de África, Canárias, Madeira e Açores. Contas feitas, mais de 10 mil quilómetros a percorrer em veleiros, contando com as boas graças do vento como energia de propulsão. Estão rodados na maré favorável e desfavorável da vida e, por isso, fazem-se ao mar com espírito aberto e a preparar o trabalho a expor em terra.

Cada porto onde atracam, há um festival a ser promovido. Há que divulgar a arte da equipa Festina Lente. O programa é variado: concertos musicais, oficinas artísticas para crianças, exposições de fotografia e produtos artesanais.

No próximo fim de semana, acontecerá a primeira escala no Porto de Recreio da Calheta. 24 , 25 e 26 de março, são três dias de espectáculos a Oeste da Madeira e a desejada empatia com a população da Calheta, bem como o imoprtante convívio com artistas, associações e demais instituições locais. Um estilo de vida, experimentado um ano em alto mar, a alma cheia de vivências e histórias por contar ou replicar na arte. O Festina Lente espera pelo público sem idade este fim de semana na Calheta.