Conferências do Teatro no próximo dia 22 às 18 horas no Teatro

A terceira sessão das Conferências do Teatro: Madeira de A a Z decorre no próximo dia 22 de Março, às 18 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias. A conferência terá como tema central o Dia da Mulher e o Dia Mundial do Artesão, onde se irá abordar a Literatura Feminina (o percurso das mulheres que se afirmam e que vão conquistando espaço na cultura e nas artes, adquirindo protagonismo no panorama literário pelo valor do seu trabalho artístico), a Violência Doméstica (prevenção, a criação de estruturas de protecção e apoio às vítimas de VD, a intervenção com agressores (as) e a criação de uma rede interinstitucional de parceiros) e os ofícios e artesãos (incursão sobre o papel e valorização dos diversos ofícios na História Económico e Social da Ilha). Os prelectores serão os académicis Luísa Paolinelli, Teresa Carvalho e  Alberto Vieira, respectivamente.

As conferências são um encontro entre investigadores culturais, académicos e comunidade em geral, onde se mantém um diálogo e debate sobre as temáticas contidas no Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, considerado por muitos como o Novo Elucidário Madeirense para o século XXI.

Este projecto é uma parceria da Câmara Municipal do Funchal com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Cátedra Infante Dom Henrique para Estudos Insulares e a Agência de Promoção de Cultura Atlântica, Universidade da Madeira e o Instituto Cultural dos Açores.