Mónica Caldeira distinguida em congresso nacional por estudo hemato-oncológico

Mónica Caldeira, médica internista do Hospital Dr Nélio Mendonça apresentou, neste fim de semana, no “Haematology Meeting 2017”, um estudo de caso clínico que foi distinguido com o primeiro prémio neste evento nacional, com destaque também para o Serviço de Hemato-Oncologia da Madeira,nomeadamente a Unidade de Hematologia Clínica do Sesaram.

Mónica Caldeira é internista no SESARAM desde 2007 e, neste momento, está destacada no Serviço de Hemato-Oncologia do Hospital Dr Nélio Mendonça, dirigido por Fernando Aveiro.

No Congresso realizado em Lisboa, organizado pelo Laboratório Janssen, que se dedica à investigação de fármacos com aplicação em hemato-oncologia, a médica madeirense apresentou um trabalho intitulado “Invasão do Sistema Nervoso Central por Mieloma Múltiplo-Um Caso Clínico”.

A doença invasão do sistema nervoso central por mieloma múltiplo é uma patologia rara, de que só se conhecem 109 situações clínicas no mundo. No entanto, foi detetado no Serviço de Hemato-Oncologia na Madeira e foi trabalhado e apresentado no citado encontro em Lisboa, tendo sido distinguido pelos especialistas na matéria.

Contactada pelo Funchal Notícias, Mónica Caldeira agradeceu as referências elogiosas ao seu trabalho mas procurou sublinhar que o seu objetivo foi conseguido, no sentido de colocar o nome do Serviço de Hemato-Oncologia da Madeira no mapa nacional. Um Serviço que tem prestado um serviço inestimável à saúde regional e que conta com uma equipa de profissionais de grande valor.