Ireneu Barreto salienta acção do RG3 no apoio à população em momentos de tragédia

O representante da República para a RAM, Ireneu Barreto, presidiu hoje à cerimónia de imposição da condecoração de Membro Honorário da Ordem de Mérito, outorgada pelo presidente da República, ao estandarte nacional no Regimento de Guarnição nº3 (RG3), no Funchal. Na ocasião, Ireneu Barreto considerou esta condecoração uma “distinção única”, dado que é a primeira vez que uma unidade militar da Região recebe uma honra de tal relevância de um chefe de Estado.

“(…) a missão patriótica que desta maneira se distingue não é o poder das armas que defende o interesse da Pátria, nem a disciplina que garante o Estado de Direito democrático. É, sim, a força militar ao serviço da solidariedade social que estende a mão à comunidade, ajudando os mais fracos e vulneráveis em momentos de tragédia”, sublinhou. “E essa é também uma forma nobre da instituição militar cumprir a sua missão patriótica”.

A condecoração, recordou, foi atribuída na sequência da acção do RG3 no apoio às vítimas dos incêndios do passado mês de Agosto. Os acolhidos, salientou, eram “pessoas que, traumatizadas e frágeis, aqui encontraram forças para superar a desgraça: doentes vindos de estabelecimentos de saúde e idosos de instituições de acolhimento que foram tratados, crianças que brincaram e foram acarinhadas, famílias inteiras que deram daqui os primeiros passos para retomar as suas vidas, até turistas que, neste Regimento, continuaram a beneficiar da hospitalidade desta ilha”.

Noutras datas, como o dia 20 de Fevereiro de 2010, aquando do devastador aluvião, os militares do RG3 também prestaram imprescindível apoio à população, e bem assim “no nevão de Março de 2011, nos incêndios de Julho de 2012, ou nos temporais que em 2012 atingiram os concelhos do Porto Moniz e de São Vicente, e em Dezembro de 2013 a freguesia do Porto da Cruz”.

Em todas estas situações, considerou Ireneu Cabral Barreto, “demonstrou o RG3 uma enorme determinação e coragem para cumprir com brilho a sua missão de guardião da nossa comunidade”. Nesse sentido, agradeceu ao anterior comandante do RG3, coronel Pereira Nunes, e ao actual, coronel Paulo Guedes Vaz, e a todos os militares do Regimento, considerando que “foram e são todos heróis”.