Nuno Duarte nomeado 2.º comandante da Zona Militar da Madeira

Foto Exército.

O Coronel de Cavalaria Nuno Gonçalo Victória Duarte, por despacho do General Chefe do Estado Maior do Exército foi nomeado por escolha para o desempenho do cargo  de 2.º Comandante da Zona Militar da Madeira (ZMM).

Segundo uma nota hoje emitida pelo comando da ZMM, o 2.º comandante irá tomar posse do novo cargo no dia 13 de março.

Nuno Duarte é natural de Elvas. Ingressou na Academia Militar em 1983, terminando o curso em 1988.

Esta habilitado com o mestrado em ciências militares na especialidade de Cavalaria da Academia Militar, com o curso de Estado Maior em Portugal e o Curso de Estado Maior em Espanha, Estágio de Estado Maior Conjunto, Curso de Cooperação Civil Militar – CIMIC, Estágio de Acompanhantes Locais/UNAVE e uma Pós-Graduação em Relações Internacionais em “Sociedad de Estudios Estratégicos Internacionales” de Madrid.

No inicio da carreira entre 1988 e 1991, serviu no Regimento de Cavalaria 3, nomeadamente como Comandante de Pelotão de Reconhecimento, Adjunto do Esquadrão de Reconhecimento e Comandante de Esquadrão de Instrução.

Após a frequência do Curso de Promoção a Capitão, ainda no RC3 é Comandante do Esquadrão de Reconhecimento e do Esquadrão de Comando e Serviços. Em 1994 é colocado no Regimento de Lanceiros 2, onde a exerce a função de Comandante de Esquadrão de Polícia do Exército. Posteriormente é nomeado para Comandante de Companhia de Alunos na Academia Militar.

Em 1997 e 1998 frequenta o Curso de Promoção a Oficial Superior, tendo sido promovido a Major em 1 de setembro de 1998, regressa ao Regimento de Cavalaria 3, desempenhando as funções de Oficial de Pessoal e Oficial de Logística.

Após a frequência do Curso de Estado Maior é colocado na Repartição de Estudos e Doutrina da Divisão de Operações do Estado Maior do Exército.

Em 2002 é colocado no Instituto de Altos Estudos Militares como professor do Gabinete de Cavalaria, posteriormente como Chefe do Gabinete de Técnicas de Estado Maior e finalmente na Área de Ensino de Operações.

Em 2008, regressa ao Regimento de Cavalaria 3, onde desempenhou as funções de Comandante do Grupo Operacional e Apoio à Formação e em julho de 2009 é nomeado 2º Comandante do Regimento de Cavalaria 3.

Em novembro de 2011 é colocado na Direção de Doutrina do Comando da Instrução e Doutrina onde exerce a função de Chefe da Repartição de Doutrina.

Em 01 de janeiro é promovido a Coronel e em 01 outubro de 2014 é nomeado Comandante do Regimento de Cavalaria 3.

Desempenhou missões fora do Território Nacional, que se destacam, Angola no âmbito da Cooperação Técnico Militar, em 2005/6 e 2013/14 como Diretor Técnico do Projeto do ISEM e do Estado Maior do Exercito, respetivamente. Em 2011 integrou a 2ºCN/FND/ISAF, no Afeganistão.

Da sua folha de serviços constam 11 louvores. Possui ainda várias condecorações, onde se destacam 2 medalhas de Serviços Distintos, Medalha de Mérito Militar 2º e 3º Classe, Medalha de Comportamento Exemplar, 2 Medalhas de Serviços Especiais em Angola e Medalha da NATO