Teatro das Escolas da Região estão em cena na Jaime Moniz

FOTOS CARLOS FREIRA.

 

O XXV Festival Regional de Teatro prossegue esta semana na Escola Secundária de Jaime Moniz com a apresentação da peça da casa, levada à cena esta manhã pelo grupo “O Moniz-Carlos Varela”,  com o título “«Memória… um filme mudo». Um trabalho adaptado de textos de autores como Valério Romão, Mia Couto, F. Pessoa, S. Beckett e Kafka.

O trabalho dos atores d'”O Moniz-Carlos Varela”, com a duração de 50 minutos, contou com a colaboração de Danc’En?gma e Laboratório de Guitarra (E.S. Jaime Moniz).

O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, juntamente com o presidente do Conselho Executivo da ESJM, Jorge Moreira de Sousa, assistiram à peça representada pelo grupo de teatro da casa.

Mas ao longo do dia de hoje, serão apresentadas outras peças, como as da autoria do grupo ” Voo à fantasia”, da Escola B. S. Padre Manuel Álvares, que apresenta «A roda da fortuna», da professora Lília Pereira; de tarde, pelas 14 horas, a Oficina de Teatro Corpus, da Escola Secundária Francisco Franco, traz «A funcionária», um original do grupo, e, às 15 horas e 15 minutos, “O Bartolomeu”, da Escola B. Bartolomeu Perestrelo, apresenta «Alice no país das Couvinhas», uma adaptação de Miguel Vieira.

Nesta quinta-feira, pelas 14 horas, o Grupo de Teatro da Escola da Apel leva à cena «O passado que hoje sou», da professora Graça Garcês; às 15 horas e 15 minutos, O Comboio, da Escola B. S. Ângelo Augusto da Silva, traz «O bojador», a partir de Sophia de Melo de Breyner.

Na sexta-feira, às 10 horas, o Núcleo de Teatro do Sol, da Escola B. S. da Ponta do Sol, apresenta «Electra», a partir de Tiago Rodrigues, e, por fim, o Clube de Teatro do Porto Santo, da Escola B. S. Dr. Francisco Freitas Branco, apresenta “Felizmente há luar!”, de Luís Sttau Monteiro.

No encerramento do festival, esta sexta feira, será apresentado um espetáculo com a participação do grupo de Ginástica Rítmica da escola, coordenado pela professora Fernanda Martins, de Educação Física, seguido de uma apresentação do grupo de dança da Escola, Danc’En?gma; depois, pelo coro da escola, coordenado pelo professor Pedro Nóia, de Matemática, seguido da entrega de prémios, terminando este com um breve encerramento pel’”O Moniz – Carlos Varela”.