Veja as imagens: profissionais de saúde da Região conhecem projeto do futuro hospital

Imagem do novo hospital a construir na zona de Santa Rita, em São Martinho.

Já é possível vislumbrar como será o futuro hospital a construir na zona de Santa Rita, em São Martinho.

Imagens virtuais, a que o FN teve acesso, mostram a anatomia de uma estrutura que terá uma área de construção de 170 mil metros quadrados implantada num terreno de 17 hectares.

Visão de como será a nova estrutura de saúde.

As imagens revelam a dimensão da futura unidade hospitalar, mais reduzida em termos de área de construção, mas sem impacto na funcionalidade clínica, dizem os responsáveis.

O novo hospital público terá 550 camas com possibilidade de expansão às 590 e 110 lugares de estacionamento. Prevê amplas zonas verdes e áreas de expansão de construção, de modo a permitir  a expansão vertical.

Em linhas gerais estará  organizado por departamentos: medicina, cirurgia, saúde da mulher e da criança e saúde mental. Integra ainda o pólo oncológico onde ficará também a radioterapia e medicina nuclear.

Alguns dos projetos divulgados esta semana.

Esta segunda feira, os projetistas apresentaram a fase final do projeto de arquitetura e uma maquete daquilo que será a nova unidade hospitalar, durante uma cerimónia em que estiveram presentes os responsáveis da tutela e profissionais de saúde.

Segue-se agora o processo de auscultação dos diferentes departamentos hospitalares.

Até ao momento, já foram ouvidos os serviços de urgência geral e pediatria, bloco operatório, cuidados intensivos e polivalentes, serviço de imagiologia, laboratórios, farmácia, oncologia e anatomia patológica.

Segundo o FN apurou, prosseguem amanhã, quarta feira, as reuniões entre a equipa responsável pela projeção do novo hospital e os representantes de vários serviços clínicos e comissões técnicas para recolha de sugestões e contributos.

A fase de auscultação e apresentação de propostas decorre até ao final do mês, data a partir da qual o processo passa em definitivo para a alçada técnica com vista à sua versão final.

Os projetistas da ARIPA estão na Madeira para reunir com os vários diretores de serviço clínico e principais áreas de apoio logístico do Serviço de Saúde da Região e apresentar a fase final do projeto de arquitetura de acordo com o programa funcional revisto. 

Faria Nunes e Pedro Ramos estiveram juntos na apresentação da fase final do projeto de arquitetura.

As autoridades esperam ver esta etapa – projeto de execução – concluída até ao verão, de maneira a que o concurso público internacional seja lançado até ao final do ano, como anunciou o Governo Regional.

Recorde-se que o projeto de arquitetura agora em apreciação pelos profissionais de saúde traduz o programa funcional da nova unidade hospitalar a construir na zona de Santa Rita, em São Martinho, o qual foi alvo de alterações que se fundamentaram em grande parte na evolução do quadro demográfico da Região.

Uma situação que já provocou reações políticas, com o CDS-M a insurgir-se contra a redução de cem camas hospitalares, tendo o líder parlamentar centrista, Rui Barreto, anunciado que irá apresentar na Assembleia Legislativa Regional um Projeto de Resolução a requerer a manutenção das 650 camas iniciais.

O custo global previsto da obra é de 340 milhões de euros.