PSD-Porto Santo considera apropriada a reintrodução do coelho bravo na ‘Ilha Dourada’

A secretaria do Ambiente prepara o repovoamento do coelho bravo na ilha dourada.
A secretaria do Ambiente prepara o repovoamento do coelho bravo na ilha dourada.

O PSD/Porto Santo apoia a reintrodução do coelho bravo naquela ilha, declara a concelhia do partido em comunicado, “uma vez que entende que o Governo Regional encontrou o equilíbrio justo entre a actividade cinegética sem descurar a preservação ambiental”.

Dizem os social-democratas porto-santenses que, ao longo da sua história, o coelho “sempre coabitou na ilha em equilíbrio com o ecossistema”.

A actividade cinegética, consideram, é de “extrema importância em termos económicos, para além de ser uma tradição dos porto-santenses, que através da caça têm contribuído para o equilíbrio do ecossistema”.

O PSD do Porto Santo receia que, se o repovoamento do coelho bravo não for feito, sejam libertados coelhos mansos em ambiente selvagem, como já foi feito no passado. Este cenário, dizem, teria consequências graves, pois o coelho manso reproduz-se mais rapidamente e come mais, o que iria criar grandes desequilíbrios ao nível da conservação ambiental.

Classificando como “equilibrada e conciliadora” a solução encontrada pelo GR, o PSD Porto Santo vem a público estranhar o silêncio do presidente da Câmara Municipal local, numa matéria desta importância.

“O actual presidente da autarquia criou o Conselho Municipal Cinegético e, nesta matéria, nem se dignou ouvir a opinião dos caçadores, dando continuidade a uma política inócua, vazia e inoperante, revelando uma falta de estratégia neste sector, como em tantos outros”, criticam.