Bombardeamento do Funchal por submarinos alemães aconteceu há 100 anos

bombardeamento1(Texto e fotos Biblioteca Municipal do Funchal)

Durante a 1.ª Guerra Mundial, a cidade do Funchal foi bombardeada duas vezes. O primeiro bombardeamento ocorreu no dia 3 de Dezembro de 1916 [faz hoje 100 anos] e o segundo no dia 12 de Dezembro de 1917.

O acontecimento teve início  às 8:30 horas da manhã com o bombardeamento de três barcos das forças aliadas, respectivamente, por ordem de torpedeamento, La Surprise – canhoneira da marinha de guerra francesa; Kanguroo – vapor da mesma nacionalidade; e Dacia – vapor mercante inglês quando estes se encontravam ancorados no Porto do Funchal.

bombardeamento2O bombardeamento durou até às 11 horas. Embora com o ripostar da fortaleza de São Tiago e da Vigia, os tiros não conseguiram atingir nenhum dos submarinos. Estes, porém, conseguiram bombardear o Funchal nas zonas periféricas, como o caso da Rua da Queimada de Cima, Rua do Bispo, Calçada de Santa Clara,  Quinta Vigia, Cemitério das Angústias ou o Jardim Municipal.

Em terra não houve baixas, porém, no mar morreram não só franceses como também portugueses.

bombardeamento3O segundo bombardeamento ocorreu no referido dia às 6 h 20 m e durou 30 minutos. Ainda assim, conseguiu bombardear mais áreas da cidade e, ao contrário do bombardeamento anterior, causar a morte de 5 pessoas e cerca de 30 ficaram feridas.

Desta vez, a bomba que caiu na Igreja feriu o padre Manuel da Silva Branco que se encontrava a celebrar missa.