Cláudia Monteiro de Aguiar analisa quotas na vida política e empresarial

claudia-m

A eurodeputada social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar participou num debate na embaixada dos Estados Unidos da América, sobre a participação das mulheres na vida política europeia e americana com o objectivo de analisar estratégias para envolver mais as mulheres na vida política activa e no mundo empresarial.

De acordo com Cláudia Monteiro de Aguiar, “as sociedades têm evoluído bastante ao nível da inclusão das mulheres”. Porém, a eurodeputada entende que ainda existe um longo caminho a percorrer a nível nacional e europeu, e que tem também de contar com a participação das autoridades regionais e locais, das associações e das empresas.

O resultado das eleições americanas foi também tema de debate, sobretudo o facto de apenas 43% das mulheres ter votado a favor do presidente eleito Donald Trump. Quando todos esperavam que os EUA finalmente tivessem uma mulher como presidente, “a sociedade americana demonstrou que muito trabalho ainda está por fazer a fim de permitir que as mulheres alcancem lugares de topo quer na política, quer no mundo empresarial em ambos os lados do Atlântico”.

“A educação desempenha um papel fundamental na sociedade, devendo-se começar a desenvolver programas de formação cívica que promovam a participação das mulheres na vida política e empresarial desde a escola primária”, defendeu Cláudia Aguiar.