Quinta-feira há no Estreito concerto de aniversário da Banda Recreio Camponês

bandaNa próxima quinta-feira, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, entre as 21:00 e as 22:00, haverá um Concerto de Aniversário das Comemorações do 106.º Aniversário da Banda Recreio Camponês.

A entrada é livre.

A Banda Recreio Camponês foi fundada, em Câmara de Lobos, a 1 de Dezembro de 1910, com pouco mais de uma dezena de músicos. Actualmente, é constituída por cerca de 50 elementos de ambos os sexos.

Desde a sua fundação, durante os últimos 90 anos, sem qualquer interrupção, foram apenas três os seus regentes.

O primeiro, João Ornelas Abreu, desempenhou funções durante 52 anos até 1971, altura em que foi substituído pelo Sargento-Chefe Músico João Figueira Quintal.

Posteriormente, no ano 2000, surge um novo regente, que se mantém até à actualidade, Sargento Ajudante Músico Nélio de Freitas Silva.

Câmara de Lobos-07A Banda Recreio Camponês, mais conhecida por “Banda Nova” tem sido bastante solicitada para actuações em toda a Região. Representou a Região em território nacional, onde se destacou o Encontro de Bandas em Portalegre, no ano de 1989. Posteriormente, nos Açores, em 1997, participou no Festival de Banda de Fenais da Luz e na Expo’98, no dia da Madeira.
Mais tarde, em 2007, nos Açores, participou no intercâmbio com a Banda Lira Nossa Senhora da Estrela.

A Banda possui sede própria, onde funciona uma escola de música, com uma média de 30 alunos.

A instituição vem há mais de 100 anos fomentando a arte musical e recreativa de acordo com os interesses dos seus associados e da população em geral, o que contribuiu, decisivamente, para que o Governo Regional da Região autónoma da Madeira, a 21 de Junho de 1979, lhe atribuísse o estatuto de colectividade de Utilidade Pública.