Trump e o Orçamento da Madeira

icon-joao-lucas

O que é que é que o Trump tem a ver com o Orçamento da Madeira? Nada, obviamente, e tudo.

Nada porque estamos a falar de um país que não faz fronteira connosco, está longe, culturalmente distante e diferente. Todavia e ao mesmo tempo, tudo, porque trata-se da revolta do povo conta o poder instituído.

As eleições nos Estados Unidos vieram evidenciar mais uma vez que o povo está farto da política de todos estes anos, das mentiras e dos enganos. Dos políticos falaciosos. Das mentiras, das promessas que apenas visam enganar quem vota. Dos que enriquecem á conta do erário público.

O perigo é que as democracias poderão ficar prisioneiras do populismo e dos ditadores. Quem vier falar contra o poder estabelecido de forma consistente e assertiva, poderá colher os frutos da vitória. Esse é o grande perigo!

Não se pense que esta questão está circunscrita aos Estados Unidos, pois é transversal a todas as democracias. Infelizmente! Por culpa destes brilhantes políticos que de Estadistas têm muito pouco.

O povo não é cego. Quem vai por essa Madeira fora, o que vê, não faz interrogar os espíritos mais sãos? Por exemplo, as melhores casas não são dos empresários, pois às vezes nem empresários existem. Grande Madeira esta!

Trump é o menor dos males. Vão rezando para que não seja louco!

Li hoje, num jornal da Madeira, que as forcas políticas que não governam criticam acerbamente o Orçamento Regional, pois, no seu entender, este não traduz o esforço financeiro necessário nas vertentes sociais por que pugnam.

Ou são tontos, ou demagógicos, ou não perceberam ainda que para investir é preciso dinheiro, gerado pelos impostos que os contribuintes liquidam, gerado pela economia. E a economia não produz mais. Aliás, deviam agradecer, salvo seja, abrenúncia, aos terroristas o que andam a fazer à volta do Mediterrâneo.

Se a economia Madeirense não tem capacidade de gerar mais riqueza só há um jeito de ir buscar mais dinheiro. Pedir ao exterior. Como a Europa já sabe como é é preciso influenciar Lisboa para captar mais dinheiro. Mas a influência sobre o Terreiro do Paço é zero!

Infelizmente, o nosso governo regional não tem qualquer peso no Terreiro do Paço, ao contrário de outros tempos. É por isso que está tudo adiado, à espera de melhores tempos. Vão rezando!

Bom e o Trump?! Fazia um jeito se resolvesse injectar uns dinheiros na nossa economia, coisa que dificilmente acontecerá, pois está muito focado no seu futuro político, que dificilmente, auguramos, aguentará 4 anos.

Esperemos que não aconteça à Madeira o que muito provavelmente acontecerá ao Trump.