De aterro a hotel de luxo: a metamorforse de um local

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

* Com Rui Marote

Passaram-se apenas dez meses desde o início das obras e a fisionomia do espaço onde nascerá o novo Hotel Savoy Palace, no Funchal, é digna de honras de verdadeira metamorfose. Evolução que tanto espanta pela rapidez e eficácia, como pela limpeza e organização.

Onde durante quatro anos existiu apenas um aterro triste deixado pela demolição do antigo Savoy, começa agora a surgir o vislumbre do “cisne”.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

A cada dia que passa, as intervenções levadas a cabo pelas equipas no terreno acrescentam volumetria e detalhes a um ritmo vertiginoso, contribuindo para o cumprimento dos prazos nas diversas fases do projeto.

Neste momento, estão a ser ultimadas as piscinas interiores e o Spa.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

De acordo com os responsáveis da obra, a laje de cobertura do lobby de entrada deverá estar concluída até ao Natal, assim como, outras áreas estruturantes do edifício a nascer no quarteirão entre a Avenida do Infante e a Rua Imperatriz D. Amélia.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

O FN apurou que as obras estarão suspensas de 15 de dezembro a 4 de janeiro do próximo ano, para férias de Natal do pessoal. Até lá, a grande máquina de trabalho impulsionada por centenas de técnicos e operários conta deixar já pronta uma galeria técnica na Rua Imperatriz D. Amélia. Estes trabalhos incluem a ligação do novo hotel aos jardins anexos a sul, onde antigamente funcionaram o pub “Pombo Mariola” e a área de mini golfe, através de um túnel de 2,40 metros sob o arruamento.

De registar ainda a preocupação dos atuais promotores em preservarem o património natural existente nos antigos jardins do emblemático Savoy. Sabe-se que algumas espécies de plantas estão a ser recuperadas.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Recorde-se que os trabalhos se iniciaram a 4 de janeiro deste ano, com a limpeza do terreno, a implementação das medidas de segurança e a montagem das gruas. Em finais de fevereiro, a intervenção inicia a sua velocidade de cruzeiro e, mesmo com a curta pausa por altura da Páscoa, o evoluir do projeto tem surpreendido até os mais céticos.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)
A objetiva o repórter do FN é testemunha, uma vez mais, que bastam apenas semanas para captar o “antes” e o “depois”. As fotos revelam aquela que já é considerada a maior obra da Madeira em desenvolvimento neste novo século, e que a cada dia que passa mostra uma nova cara.
(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)
O Hotel Savoy Palace terá 500 quartos e estará operacional em 2018, juntando-se às restantes quatro unidades geridas pela Savoy Hotels & Resorts, do Grupo AFA: Hotel Royal Savoy e Hotel Savoy Gardens, no Funchal, Hotel Savoy Saccharum e Hotel Savoy Calheta Beach, na Calheta.