CMF terá plataforma online para denúncia de ocorrências exigindo solução

reuniao-cmf

A reunião do executivo da CMF de hoje registou a apresentação de uma proposta de deliberação por parte do CDS, para a criação de uma plataforma de ocorrências na cidade, disse Paulo Cafôfo. Essa deliberação, informou o edil, foi aprovada por unanimidade, mas na prática não tem qualquer efeito, porque a autarquia já tem esta plataforma. “Foi criada há cerca de um ano, tem sido construída com meios internos da própria CMF, já foi testada pelos próprios serviços e será apresentada já na próxima segunda-feira”.

Cafôfo explicou que a nova plataforma era mais um compromisso eleitoral da Mudança, visando a proximidade dos cidadãos na resolução dos problemas diários com a autarquia. “Funchal Alerta’ é a designação deste novo instrumento informático, e qualquer munícipe poderá inscrever-se através do computador ou telemóvel, e chamar a atenção para ocorrências em matérias tão variadas como derrames de água, obras na via pública que necessitem de reparação, espaços verdes e jardins, limpeza da cidade… As pessoas “poderão descrever a ocorrência, mandar uma fotografia, referir algumas observações e sugestões”, adiantou o edil. Esta é uma forma dos munícipes “serem proactivos a detectar o que está menos bem”, para que os serviços camarários possam responder rapidamente.

Entretanto, Paulo Cafôfo adiantou que nesta reunião foi também abordado o Gabinete da Cidade, criado na sequência dos incêndios de Agosto, e hoje “em pleno funcionamento”, numa sala no Teatro Municipal Baltazar Dias, sob orientação dos arquitectos Paulo David e João Favila, entre outros. O objectivo é a criação de um plano de recuperação da cidade, a partir da zona de São Pedro.

“A partir de um sinistro, queremos requalificar a cidade”, salientou, “estabelecendo princípios orientadores”. Para o funcionamento do Gabinete, foi-lhe atribuída uma verba de 48 mil euros. Este plano deverá ser desenvolvido no prazo de quatro meses.