Câmara de Lobos faz 181 anos e atribui medalha a Alberto João Jardim

Câmara de Lobos-01O Município de Câmara de Lobos assinala no próximo domingo, dia 16 de outubro, mais um aniversário da elevação a concelho.

À semelhança dos anos antecedentes, a Câmara Municipal tem previstas diversas atividades para assinalar esta data, de onde se destaca a atribuição de Medalhas de Honra e de Mérito Municipal a várias personalidades do concelho e a realização da conferência subordinada ao tema “Câmara de Lobos e os 40 anos de Autonomia”, que será proferida por Alberto João Jardim, ex-Presidente do Governo Regional da Madeira, a ter lugar no próximo dia 19 de outubro, pelas 18:00.

A Sessão Solene do 181.º aniversário do Município de Câmara de Lobos, assinalar-se-á no dia 16 de outubro, no Museu de Imprensa – Madeira, cidade de Câmara de Lobos, iniciando-se a sessão às 11:00 com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se, por volta das 11:15, a intervenção do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do Presidente da Câmara, Pedro Coelho, e do Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pedro de Freitas.
O Hino Nacional e o Hino da Região serão entoados pelo Coro Infantil da Casa do Povo do Curral das Freiras

Nesta sessão serão, ainda, atribuídas Medalhas de Honra e de Mérito Municipal a sete personalidades do concelho, designadamente:
MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO, a título póstumo, ao Engenheiro JAIME ORNELAS CAMACHO, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra e insigne personalidade da Autonomia.
MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL – GRAU OURO, a título póstumo, ao Doutor JOÃO ARNALDO RUFINO DA SILVA, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra e insigne personalidade regional que se destacou no plano cultural.
MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL – GRAU OURO, ao Reverendo Padre MANUEL DE NÓBREGA, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra e insigne personalidade regional que se destacou no campo da ciência e do conhecimento.
MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL – GRAU OURO, ao Reverendo Padre Dr. FRANCISCO DA CONCEIÇÃO CALDEIRA, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra e insigne personalidade regional que se destacou no campo da intervenção social.
MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL – GRAU PRATA, ao Atleta JOÃO MIGUEL FERRAZ, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra e insigne personalidade que se tem destacado no campo desportivo no plano regional, nacional e internacional.

Para além da Sessão Solene, o programa das comemorações do 181.º aniversário prevê as seguintes atividades:

-14 OUT -22:00 | Encontro de Tunas Académicas, Largo do Poço
-19 OUT | 18:00 | Câmara de Lobos e os 40 anos de, Dr. Alberto João Jardim.
“No âmbito da conferência “Câmara de Lobos e os 40 anos de Autonomia”, será atribuída a Medalha de Honra do Município ao Dr. Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a uma das mais ilustres e insignes personalidades da Madeira que se destacou na instauração e afirmação da Autonomia na Região Autónoma da Madeira, tendo, na qualidade de Presidente do Governo Regional da Madeira, sido um dos mais ativos e decisivos responsáveis políticos pela transformação social e económica realizada no Concelho de Câmara de Lobos nos últimos 40 anos”, revela a autarquia.

-21 OUT | 20:00 | Encontro de Bandas Filarmónicas de Câmara de Lobos, CCECL

-22 OUT | 20:00 | Concerto Solidário.