Sessão solene em Machico marcada pelos números

machico1
Fotos CM Machico.

 

O Município de Machico celebrou ontem o seu dia com a sessão solene no Solar do Ribeirinho.

machico2Na cerimónia marcaram presença várias individualidades em representação de várias instituições.

machico3Ireneu Barreto, Isabel Torres e Sérgio Marques foram algumas dessas individualidades.

machico4O presidente da Assembleia Municipal, João Bosco fez as honras da casa numa intervenção em que apelou à credibilização da vida política.

machico5Na intervenção, o presidente da Câmara, Ricardo Franco relevou o facto da dívida da autarquia -herdada da gestão PSD- ter baixado significativamente.

O atual executivo socialista terá reduzido a dívida em mais de 10 milhões de euros.

machico6Por seu turno, Sérgio Marques falou das inúmeras candidaturas ao IDE provenientes de Machico, o que revela a aposta dos sector empresarial local.

Disse que o Governo Regional prevê investir no Concelho, em 2017, em várias áreas, cerca de15 milhões de euros.

machico7Já o Representante da República, Ireneu Barreto, no seu discurso falou de duas individualidades nascidas naquele concelho: Francisco Álvares de Nóbrega (Camões pequeno) e o Padre José Tolentino de Mendonça que é um dos poucos madeirenses com duas condecorações –em 2001, por ocasião dos 25 anos da Autonomia madeirense, com o grau de comendador da ordem do Infante D.Henrique, concedida por Jorge Sampaio e no final do ano passado, como o grau de comendador da ordem Sant´lago da Espada, concedida por Cavaco Silva.

machico8Ireneu Barreto relembrou o flagelo do desemprego, dizendo que é “elevado” e abordou a questão da continuidade territorial que considerou um “imperativo” constitucional que deve ser cumprido de forma plena.

machico9Por fim relembrou o que disse o Presidente da República no passado dia 5 de outubro – dia da implantação da República, sobre quem governa e recebeu o mandato popular.

machico10Recorde-se que foi a 2ªvez que o Representante da República presidiu ao dia do Município de Machico.

machico11Aliás, Machico é o penúltimo concelho na Madeira a comemorar o seu aniversário.

machico12O último Município a comemorar será o de Câmara de Lobos, a 16 de Outubro (dia das eleições legislativas nos Açores).

machico13A sessão solene de Machico foi marcada pela ausência da vereação do PSD liderada por António Olim.

machico14Contudo, todos os partidos da oposição representados na Assembleia Municipal intervieram na sessão cabendo a ao ex-presidente, Emanuel Gomes falar em nome do PSD.

machico15

machico16