Capitania socorreu pescador que se sentiu mal quando apanhava lapas nas Desertas

gonzaga_alteradaO Capitão do Porto do Funchal, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, coordenou durante a tarde do dia 8 de outubro, uma operação de evacuação médica de um dos tripulantes da embarcação de pesca costeira “São Luís Gonzaga”, que se encontrava em faina junto ao Ilhéu Chão-Desertas.

O alerta foi dado pelo Serviço Regional da Proteção Civil cerca das 15h41, relatando que tinha sido recebido um alerta da mulher do mestre da embarcação, referindo que um dos tripulantes que se encontrava na apanha das lapas, apresentava sintomas de choque com desmaio associado.

gonzagaDe imediato, foram ativados meios de socorro para o local, nomeadamente uma embarcação da Capitania do Porto do Funchal (AMN-33-SG), embarcando três elementos da equipa de salvamento marítimo.

O indivíduo foi retirado da embarcação cerca das 16h55, tendo sido prestados de imediato cuidados pré-hospitalares para estabilização da vítima.

O desembarque ocorreu pelas 17h07, no porto do Caniçal, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Machico, ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil.

Tratava-se de um cidadão português de 37 anos, residente na Madeira, que foi transportado para o Centro de Saúde de Machico.