Escritor João Morgado lança novo livro

joao-morgado

No passado dia 1 de Outubro, na Póvoa de Varzim,  a Fundação Dr. Luís Rainha lançou a edição da obra ‘O Céu do Mar’, de João Morgado, obra vencedora do Prémio Literário Dr. Luís Rainha, Correntes d’Escritas 2015.

“É uma obra dentro do chamado realismo-mágico”, diz o autor. “Mais do que o aspecto histórico desta tragédia, centrei-me no sentir das gentes, dos viúvos, dos órfãos, dos jovens que querem ser homens à pressa, na sobrevivência de uma comunidade… e dar-lhes no final, uma mensagem de esperança, dando um “céu” a todos os pescadores que não sobreviveram à força do mar bravo”.

A obra foi apresentada por Luís Diamantino, vereador da Câmara da Póvoa. “Lê-se de um fôlego, pela sua escrita clara, poética, metafórica, com uma estrutura de repetições que mais parece as ondas do próprio mar”, referiu. Destacou o perfil psicológico dos diferentes personagens, que “retratam as pessoas que nós conhecemos. É um verdadeiro postal da Póvoa, e da sua comunidade piscatória”, considerou.

O escritor João Morgado tem alcançado notável visibilidade através de obras de ficção histórica, todavia solidamente assentes na História de Portugal, como ‘Índias’, na qual dá a conhecer o lado negro do herói nacional português, Vasco da Gama, descobridor do caminho marítimo para a Índia, ou de ‘Vera Cruz’, na qual acompanha o leitor numa viagem à personalidade de Pedro Álvares Cabral, responsável pelo achamento do Brasil.