“Café Memória” chega à Madeira

SECRETARIA ASSUNTOS SOCIAIS2
Assinatura será aqui, amanhã.

Amanhã, 4 de Outubro, terá lugar pelas 16 horas, no auditório da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, a assinatura de um  protocolo de parceria local para a dinamização do “Café Memória”.

Este protocolo será assinado entre a Sonae Sierra, S.A., a Alzheimer Portugal-Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, a Enotel-Hotels & Resorts, S.A., e a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais.

Na cerimónia estará presente a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal.

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.
No café, os utentes poderão encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

O Café memória pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social das pessoas com problemas de memória ou demência bem como dos respectivos familiares e cuidadores.

Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, reduzindo, assim, o estigma que lhe está associado.