Mostra Regional da Sidra atrai atenções ao Santo da Serra

sidra-2

Paulo Santos, director regional da Agricultura, presidiu ontem
à abertura da XXVI edição da Mostra Regional da Sidra no Santo da Serra, a qual teve início com uma palestra intitulada “A Produção de Maçã em Modo Biológico” e “Os Desafios do Futuro da Sidra”, no coreto.

sidra

A ideia foi a de adaptar este espaço existente no adro da igreja como espaço de conferências, aproximando assim a actividade de formação agrícola à zona de feira, exposição e animação  preparado pela a organização do certame, que que tem como rainha a sidra.

sidra-3

A primeira novidade deste evento, que prossegue hoje, dia 2 de Outubro, foi a denominação do evento como Mostra Regional da Sidra, congregando produtores da bebida dos concelhos de Santa Cruz, Machico, Santana, Calheta e Câmara de Lobos,os quais são responsáveis pela transformação e escoamento deste néctar que pode ser tomado natural, doce, com especiarias e a diferentes temperaturas.

O certame inclui o primeiro cortejo alegórico e etnográfico num desfile desde a Feira do Santo da Serra até ao local da Mostra, a Praça do Santo da Serra.

Este espaço assume este ano uma “roupagem” diferente da das edições anteriores com uma maior representatividade dos produtores de sidra, como já referido.

Numa co-organização da Casa do Povo do Santo da Serra / Secretaria Regional da Agricultura e Pescas e contando com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz, Junta de Freguesia do santo da Serra, o certame espera atrair muitos excursionistas, romeiros, turistas e locais para assistir a um programa que junta aspectos tradicionais com ontros modernos. A representação do pisar dos pêros é uma atracção, bem como a degustação dos diversos paladares da sidra e do típico arraial madeirense.