Orquestra Clássica da Madeira celebra Dia Mundial da Música com concerto

unnamedA Orquestra Clássica da Madeira, através da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, apresenta-se em palco no próximo sábado 1 de outubro, pelas18h00, com o concerto Comemorativo do Dia Mundial da Música.

Neste regresso do maestro Cesário Costa à Orquestra Clássica da Madeira, vamos assistir à interpretação de duas obras que foram compostas a uma distância de cerca de duas décadas. A Sinfonia nº9 de A. Dvořák  (1892) e o Concerto nº3 de S. Rachmaninov (1909). Duas obras de referência dos programas sinfónicos de eleição do grande púbico.

Também a abrir este Ciclo Jovens Solistas, em destaque, temos  pelas mãos do jovem pianista Rafael Kyrychenko, o desafiante concerto nº3 de Rachmaninov. Rafael Kyrychenko, que depois de realizar a sua formação inicial no CEPAM-Conservatório Escola das Artes da Madeira, onde desde muito cedo viu a sua carreira artística reconhecida, não só com com concertos a solo com a Orquestra Clássica da Madeira, assim como com prémios internacionais, prossegue os ensinamentos artísticos em Bruxelas como Artista Residente na Chapelle Musicale Reine Elisabeth com orientação de Maria João Pires e Daniel Blumenthal,  e no Conservatório Real de Bruxelas.

Os bilhetes para o concerto estão disponíveis na Bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias, e custam 20 euros, 15 euros séniores, 10 euros associados, as crianças dos 6 aos 12 anos 5 euros e estudantes a partir dos 13 anos 10 euros (grupos com mais de cinco jovens o ingresso individual custa 7.5 euros).

unnamed-1Cesário Costa  (n. 1970) tem vindo a distinguir-se em Portugal como um dos mais ativos maestros da sua geração. Depois do Curso Superior de Piano (Paris), completou o Mestrado em Direção de Orquestra (Würzburg, Alemanha), vencendo o III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. A sua atividade como maestro desenvolve-se tanto em Portugal como no plano internacional. Apresentou-se na Europa, Ásia, Cabo Verde e América com reportório que vai do barroco ao contemporâneo, tendo sempre a preocupação de divulgar obras de compositores portugueses. Colaborou com solistas e encenadores de renome. Fez a estreia absoluta de mais de cem obras, trabalhando com a maioria dos compositores nacionais contemporâneos. Paralelamente à atividade de maestro e de programador musical, tem sido professor em diversas escolas e na Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve da Orquestra Clássica do Sul, Presidente da Metropolitana e Diretor Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa. É atualmente Maestro titular da OrchestrUtópica e Principal Maestro Convidado da Orquestra Clássica do Sul

unnamed-2Rafael Kyrychenko, vencedor de vários distintos concursos internacionais, nasceu nos Açores e começou os seus estudos com 5 anos de idade com a sua mãe, Cristina Pliousnina. Rafael, desde cedo demonstrou um grande fascínio pela música. Quando tinha apenas oito anos os seus estudos e empenho no campo da música  foram reconhecidos pela primeira vez ao nível internacional. Ganhou o primeiro prémio no seu primeiro concurso internacional em Palma de Mallorca. Desde então,  tem viajado internacionalmente, alcançando vários 1º e 2º prémios em Portugal, Espanha, Itália, França, Estónia, San Marino, Chipre e também nos EUA. Rafael participou com regularidade em masterclasses com professores de renome mundial, tais como Philippe Entremont, Dmitry Bashkirov, Nelson Delle Vigne-Fabbri, Michel Béroff, Martimo Tirimo, Artur Pizarro, Rosella Clini, entre outros. Na Paris Internacional Summer Sessions, ele teve a oportunidade de tocar na Sala Cortot e no Palácio Fountainebleau. Rafael também já se apresentou em salas prestigiadas tais como Teatro Baltazar Dias em Funchal, Madeira; Sala de Congressos do Funchal, Madeira; Genebra Congress Hall, em Narva; “Estónia concert hell em Tallinn; DeSantis Chapel na Palm Beach Atlantic University; Sala Suggia da Casa da Música, Porto, onde abriu o Ciclo de Piano EDP 2014. Em 2014, ele ganhou a 25ª Edição da Bolsa de Yamaha. Rafael também já tocou sob a batuta de Rui Massena e Philippe Entremont vários concertos clássicos e românticos. Tendo terminado o Curso Profissional na Escola de Artes da Madeira, e de seguida a Chapelle Musicale Reine Elisabeth sob direção de Maria João Pires, Rafael está agora a frequentar o Conservatório de Bruxelas,  sob orientação de Daniel Blumenthal.