Curso para dirigentes de escotismo

escoteiros

A ENFIM – Escola Nacional de Formação Insígnia de Madeira, dos Escoteiros de Portugal, realiza no sábado, dia 20 de Outubro um CPF – Curso Preliminar de Formação, sob a direcção pedagógica do formador, Luís Gabadinho, que se desloca para o efeito à RAM, anunciou Nuno Perry, escoteiro-chefe regional.

O CPF, informa, destina-se a todos aqueles que contactam pela primeira vez com o Movimento ou àqueles que, já pertencendo ao Movimento, tencionam, no futuro e no papel de dirigentes, ligar-se ao trabalho educativo da AEP – Associação dos Escoteiros de Portugal, estando abrangido pela política de recursos adultos e constando do plano de actividades da Região da Madeira.

“Para aqueles que felicitaram os Escoteiros pelo trabalho que desenvolveram no mês de Agosto, enquanto o Plano Regional de Emergência e Protecção Civil esteve activo, nomeadamente no apoio aos agentes de protecção civil e directamente às vítimas dos incêndios, têm aqui a oportunidade para fazer parte deste Movimento que se fundamenta no desenvolvimento integral dos jovens mas também no auxílio ao próximo, objectivos que concorrem para “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos”, nas palavras do fundador, Robert Baden-Powell”.

O curso, refere Nuno Perry, foi idealizado de forma a ajudar o futuro dirigente a adquirir conhecimentos sobre o Movimento Escotista e a sua organização, a definir o papel, responsabilidades e obrigações de um dirigente no Movimento e a reconhecer a importância de se seguir o Plano de Formação da AEP. Esta etapa tem como finalidade ensinar “O Que é” o Escotismo e como é praticado na AEP, sendo comum a todas as divisões. Tem a duração de um dia e no final, existe um processo de avaliação, refere.

Este CPF, salienta o escoteiro-chefe, só é possível graças à parceria estabelecida com a Direcção Regional de Juventude e Desporto que tem um papel determinante no apoio logístico e no financiamento da actividade escotista na RAM, enquadrando-se na política de apoio ao movimento associativo juvenil. Tem um custo de 35€, estando incluídas as refeições e a data limite de inscrição é a próxima sexta-feira, dia 30, podendo os interessados obterem mais informação através do email regiao.madeira@escoteiros.pt ou através do telefone 291745555.