Sail Portugal – Visit Madeira em segundo lugar na última regata de ontem

The Extreme Sailing Series 2016. Act 6. Madeira. Portugal. 23rd September 2016.  Credit - Lloyd Images
The Extreme Sailing Series 2016. Act 6. Madeira. Portugal. 23rd September 2016.
Credit – Lloyd Images

A equipa Sail Portugal – Visit Madeira conseguiu o segundo lugar na última regata disputada ontem no Funchal. O vento, que começou por ser fraco de manhã, melhorou ligeiramente na tarde deste segundo dia, o que conseguiu dar um bom avanço aos velejadores, que começaram a prova, pelas 14h30 horas, com uma velocidade entre os três e os cinco nós.
A competição, que acabou pelas 17 horas, teve quatro regatas disputadas, segundo a informação oficial. A equipa vencedora do dia, a Red Bull Sailing Team, conta com duas vitórias na segunda e última regatas, seguida pelo Alinghi, em segundo lugar e o Oman Air, com um pódio no dia de ontem, ficando em terceiro lugar da classificação geral.
Diogo Cayolla, skipper da equipa Sail Portugal – Visit Madeira, comentou: “Nós hoje o que queríamos era que o vento entrasse nem que fosse pouco, para podermos fazer regatas e acima de tudo para o público poder assistir a
este espectáculo. Depois tivemos algumas dificuldades nas nossas largadas, que nos limitaram um bocadinho na restante regata. Apesar de tudo conseguimos recuperar alguns lugares nas três primeiras regatas e na última conseguimos largar bastante bem e terminar em segundo. Nós costumamos dizer que a última é sempre aquela que fica com aquela sensação para amanhã, aquela sensação boa.”
O “capitão” da equipa portuguesa refere que o objetivo é melhorar e tentar
atingir o pódio. “O nosso objectivo é exatamente esse. Desde o início que disse que queríamos lutar para o pódio em cada regata que fizéssemos. Hoje fizemos quatro, tivemos um pódio, ou seja 25%, por isso espero que amanhã a coisa melhore e que consigamos fazer mais.”
Já o Skipper da Red Bull Sailing Series, Roman Hagara fez questão de dizer
que “as regatas decorreram com ventos fracos mas, ainda assim, correu tudo muito bem para a nossa equipa e estamos ansiosos para os próximos dias.”
Este veterano das Extreme Sailing Series referiu que as expectativas para os
próximos dias vão depender das condições do vento, segundo reza uma informação divulgada pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura. “As nossas expectativas dependem muito das condições do vento, porque estes barcos são muito rápidos quando temos um bom vento e é isso que faz desta competição o que ela é. Amanhã [hoje] vamos ver como corre, observar as outras equipas e no último dia, que é o mais importante. Se a classificação for renhida amanhã ficamos ansiosos para o último dia”.
Neste segundo dia, o público teve a oportunidade de velejar, como convidado
das equipas, através de um sorteio realizado nas bancadas. O entusiasmo e a adesão dos residentes e visitantes têm vindo a aumentar, tornando esta Race Village num espaço que interliga, cada vez mais, a população às equipas, considera a SRETC.

Esta é a pontuação:

Extreme Sailing Series™ Act 6, Classificação dia 2 – Ilha da Madeira, 5 regatas
(23.09.16)
Posição /Equipa/ Pontuação
1º – Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart
Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand – 52 pontos.
2º – Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei,
Yves Detrey – 52 pontos.
3º – Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed
Smyth, Nasser Al Mashari – 48 pontos.
4º – SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil
Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde – 48 pontos.
5º – Sail Portugal – Visit Madeira (POR) Diogo Cayolla, Frederico Melo, Nuno Barreto,
Luís Brito, João Matos Rosa – 41 pontos.
6º – Land Rover BAR Academy (GBR) Neil Hunter, Elliot Hanson, Will Alloway, Sam
Batten, Rob Bunce – 38 pontos
7º – Vega Racing (USA) Brad Funk, Tom Buggy, Nick Thompson, Zé Costa, Mac
Agnese – 36 pontos.