Diocese do Funchal assinala “Dedicação da Sé” em 2017

bispoA Diocese do Funchal vai assinalar os “500 anos da Dedicação da Sé”, em 2017, com um ano jubilar a iniciar-se no próximo dia 18 de outubro, numa celebração na Sé Catedral às 18 horas.
O acontecimento destaca-se no novo programa pastoral para 2016/2017, apresentado hoje durante o encontro diocesano de responsáveis pelos movimentos, secretariados e obras laicais, no convento de Santa Clara, presidido por D. António Carrilho.
Com o tema “Viver, em Igreja, a alegria de ser cristão”, o novo ano pastoral na Diocese do Funchal aponta também para a celebração do centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e a visita do Papa Francisco a Portugal, em maio de 2017.
“Queremos que as celebrações jubilares sejam mais que a comemoração de uma data e constituam verdadeiras oportunidades de reflexão e renovação do nosso ser cristão e da ação pastoral diocesana, agindo cada qual segundo a sua própria vocação”, disse o bispo do Funchal aos participantes no encontro deste sábado, em que foi também abordado o documento do Concílio Vaticano II “A Igreja na Lumen Gentium”, pelo cónego Vítor Reis.

O calendário diocesano, cuja apresentação esteve a cargo do padre Marcos Gonçalves, inclui ainda a celebração de encerramento do “Ano jubilar da Misericórdia”, na Sé, no próximo dia 19 de novembro, às 16 horas.