Regatas dos catamarãs decorrem hoje com pouco vento

race-village-009.jpg.jpeg

Fotos: Rui Marote e Luís Rocha

As velas negras dos catamarãs da Extreme Sailing Series continuam a embelezar a baía do Funchal, mas, apesar das declarações positivas e mesmo entusiásticas dos skippers das respectivas equipas quanto às condições apresentadas pela nossa ilha para a realização desta etapa do evento, as condições meteorológicas hoje não ajudaram. A vela tem destas coisas e esbarra em coisas tão simples como… a falta de vento. Apenas uma leve aragem se fazia sentir hoje ao princípio da tarde durante as regatas realizadas.

race-village-002.jpg.jpeg

Regatas essas nas quais as embarcações transportavam jornalistas, os quais almejavam captar um pouco das sensações de andar nestes catamarãs que atingem velocidades vertiginosas e que são autênticos ‘Fórmula 1’ das águas… quando o vento ajuda.

race-village-001.jpg.jpeg

Não foi o caso hoje, até à hora em que registávamos estas notas. São Pedro persistia assim em contrariar o skipper da equipa portuguesa Sail Portugal – Visit Madeira, que declarara hoje de manhã, na conferência de imprensa de apresentação oficial do evento, e que contou com a presença do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que nas etapas mais recentes realizadas em diferentes locais do planeta, não tinham os velejadores encontrado condições mais favoráveis de vento do que na Madeira. E de facto, ontem o vento fizera-se sentir, permitindo aos barcos elevarem-se sobre os foils, descolando os cascos da água, e darem verdadeiramente espectáculo.

screenshot_2016-09-22-16-56-53.png

2016-09-22-17.24.17.jpg.jpeg

oi001854.jpg

Não foi o caso hoje. As embarcações circulavam, sim, mas a velocidades reduzidas e pouco entusiasmantes para os elementos da comunicação social que nelas viajavam, ataviados com capacete e todos os elementos necessários à segurança… mas que viajavam bem devagar.

screenshot_2016-09-22-16-59-25.png

Claro que ninguém pode ser culpado por isto, e mesmo assim, não restam dúvidas de que a presença destes barcos vem abrilhantar o porto do Funchal. E, como dizia na altura um dos comentadores através dos altifalantes, um dia de vela, mesmo que com pouco vento, é sempre divertido.

screenshot_2016-09-22-16-59-16.png

Aqui ficam, pois, as imagens que o FN colheu hoje de manhã, na conferência onde foram apresentados os skippers de todas as equipas, os quais teceram comentários muito positivos à organização madeirense e à ilha, e à tarde, quando os catamarãs movimentavam a nossa frente de mar.

screenshot_2016-09-22-16-59-00.png