Repavimentação da estrada do Foro começa amanhã

estrada-foro
A Estrada do Brasileiro começa a ser repavimentada amanhã. Fotos DR

O Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, visitou esta manhã um conjunto de obras que estão a ser executadas na freguesia do Jardim da Serra e anunciou que serão iniciados, amanhã, dia 20 de setembro, os trabalhos de repavimentação da Estrada do Brasileiro, com início na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e términus na Estrada da Boca dos Namorados, freguesia do Jardim da Serra.

Na visita efetuada esta manhã, Pedro Coelho inteirou-se dos trabalhos de repavimentação já executados na Estrada do Jardim da Serra, que já se encontra dotada de novo tapete de asfalto, estando neste momento a decorrer os trabalhos finais de reposição de tampas das redes de coletores de águas e saneamento e das redes de comunicações. O edil visitou ainda os trabalhos executados pela junta de freguesia do Jardim da Serra, na Entrada N.º 5 do Caminho Velho do Foro, confinante com a Estrada do Jardim da Serra, onde a junta de freguesia procedeu à repavimentação da vereda, construção de muros de suporte e criação de acessibilidade para pessoas portadores de mobilidade reduzida.

jardims-serra
Visita ao Jardim da Serra.

No âmbito da visita, o Presidente da Câmara anunciou que será iniciada amanhã a empreitada de repavimentação da Estrada do Brasileiro, a qual contempla repavimentação da totalidade da via municipal numa extensão de 2.300 metros lineares.

Segundo Pedro Coelho, a Estrada do Brasileiro é uma das infraestruturas viárias sinalizadas pela autarquia como uma via prioritária para melhoria do pavimento. A necessidade de repavimentação havia já sido identificada pelos serviços municipais a aquando da inventariação efetuada no ano passado. Destacou que o arranque das obras nesta via justifica-se pois o asfalto apresenta-se muito deteriorado e tem vindo a ser reivindicado pelas populações a sua repavimentação, sendo uma importante via de acesso às zonas altas do concelho utilizada diariamente por inúmeras pessoas e viaturas.

O prazo de execução das obras é de 45 dias, estando previsto alguns condicionamentos de trânsito, em especial na primeira semana devido aos trabalhos de colocação do asfalto.

Refira-se que estão em curso os trabalhos finais de repavimentação da Estrada do Jardim da Serra, cuja via já se encontra circulável com alguns condicionamentos.

Estas obras agora em execução decorrem do compromisso assumido pelo executivo municipal no ano passado de recuperar faseadamente a rede viária municipal, utilizando para o efeito parte das receitas oriundas da cobrança do IMI. Refira-se que no ano passado a autarquia começou já repavimentou a Estrada de Santa Clara, em Câmara de Lobos, e o Caminho Velho da Marinheira, num investimento global que rondou os 374 mil euros.