Exposição de Fotografia “Tons do Mar” inaugurada no dia 23 de Setembro

unnamed-4A exposição de Fotografia “Tons do Mar” de  Miguel Pereira é inaugurada na sexta-feira, 23 de Setembro, pelas 18h00, no Funchal Ateneu Café.  Esta exposição vai estar patente ao público até Dezembro de 2016 no Ateneu.

Nesta sua primeira exposição individual, Miguel Pereira tenta dar a conhecer algumas destas formas de vida e os seus ambientes naturais e artificiais, de acordo com a sua visão destes, fazendo uma mostra um pouco mais generalizada do seu trabalho. Para tal recorre a imagens captadas na sua maioria nos mares da Ilha da Madeira mas também nas Filipinas, Maldivas, Indonésia e ainda na Ilha de Porto Santo, incluindo algumas da corveta General Pereira d’Eça recentemente afundada.

Miguel Pereira é natural do Funchal, Engenheiro Civil de profissão, e tem no mar, no mergulho e na fotografia subaquática três das suas grandes paixões. Começou a mergulhar em 2007 e imediatamente começou também a fotografar enquanto mergulhava – primeiro como uma forma de guardar as recordações do que via, mas cada vez mais a fotografia assumia-se como o principal objetivo do mergulho, sendo que hoje em dia é-lhe impensável mergulhar sem a sua câmara.

Já ganhou diversos prémios em concursos internacionais onde participam os maiores nomes mundiais da fotografia subaquática, destacando-se entre estes os concursos “Our World Underwater” e “Ocean Art”. Competiu ainda a nível regional, tendo se sagrado campeão regional da Madeira de fotografia subaquática nos anos de 2013 e 2014, competição organizada pela FPAS – Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, mas que entretanto deixou de se realizar.

Sobre a temática da exposição  o autor explica que “à medida que submergimos na imensidão do oceano, a luz perde-se progressivamente com a profundidade fundindo-se todas as cores num azul imenso e interminável que progride em direção ao negro absoluto das zonas mais profundas. Apesar de parecer um pouco monocromático à primeira vista, o mundo subaquático é infinitamente mais colorido do que o terrestre, parecendo em alguns casos a tela onde um qualquer artista pintou a sua visão do mundo. E que visão!

O mar constitui a fonte de vida inesgotável (ou não!) de todo o planeta, e providencia o habitat de inúmeras espécies desde as mais minúsculas até às maiores de todas as formas de vida conhecidas. Toda a vida como a imaginamos só é possível pela existência do mar e no entanto conhecemos tão pouco acerca dele”.