Festival do Avesso 2016 arranca com o filme “Até o Canto do Galo”

/LC/

festival-do-avesso-cartaz

A abertura do FESTIVAL AVESSO 2016 contará com o filme “Até ao Canto do Galo”.
Para ver no dia 22 de Setembro, pelas 21:00 horas, no Centro Cultural John dos Passos.

Um projeto “PeriPLUS – Viagens Criativas de Peripécia Teatro”, que teve a sua estreia em Março de 2016.

Com este projeto criativo, a Peripécia Teatro provoca um “curto circuito” entre o passado e o futuro: a criação de um filme baseado no primeiro espetáculo da Companhia – “IBÉRIA – A Louca História de uma Península”.

Após 140 apresentações, divididas por Portugal, Espanha e Brasil para um total de 18986 espetadores, este coletivo irá mergulhar num processo criativo que marcará certamente um ponto de referência no seu futuro.

Serão contadas histórias da península e suas respetivas fronteiras. Histórias dos atores que contam no teatro a história da península como ninguém tinha feito antes. E que com isso pisaram algumas fronteiras.

Argumento:
Um dia, três jovens cómicos oriundos de três lugares diferentes da Península Ibérica começam a criar uma peça de teatro. Pretendem criar um espetáculo mordaz e irónico sobre o imaginário coletivo dos povos ibéricos. Uma tarefa que se revela angustiante. Falta-lhes dinheiro, tempo e até criatividade. Uma noite, uma insólita situação porá à prova a coesão desta peculiar companhia. Nesta noite, surrealista e absurda, o grupo de três atores terá de testar os seus limites, medos e capacidades criativas. Terão apenas até ao canto do galo.

Esta criação parte de uma premissa pouco comum na sua proposta de cruzar as fronteiras entre o teatro, o cinema e a própria realidade. O interesse aumenta sabendo que o motivo para este desrespeitar de fronteiras é o da História da Península Ibérica e de uma das mais antigas fronteiras do mundo. Tem como protagonistas os nossos dois países: Portugal e Espanha. Esta vizinhança que nos leva ainda hoje a rivalidades tradicionais e amores irracionais. A verdade é que grande parte da população pouco sabe sobre a vasta história e cultura dos seus vizinhos.

Este filme não pretende ser uma lição de História mas tentará estimular a curiosidade para melhor conhecer e derrubar fronteiras através de uma das armas mais eficazes para o efeito: o humor.

Outro fator diferenciador deste projeto está no desafio de reunir criadores com uma sólida experiência para a cena teatral, com criadores com sólida experiência para o ecrã ou tela. Duas formas distintas de contar histórias, mas que se enriquecem mutuamente.

Este projeto permitirá experimentar as possibilidades de criação de um argumento, um guião e um storyboard pouco convencionais. Permite também a possibilidade de experimentar, num mesmo filme, estilos de representação e narração pouco comuns e por isso potencialmente inovadores dentro da produção cinematográfica.

festival-do-avesso2