Faleceu o Bastonário da Ordem dos Contabilistas Domingues de Azevedo

domingos_azevedo004O bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados,  António Domingues de Azevedo, faleceu ontem, 11 de Setembro, aos 66 anos, em Famalicão, vítima de doença prolongada.

Domingos Azevedo esteve várias vezes na Madeira em conferências sobre fiscalidade e inclusive em Março de 2015 deu uma entrevista ao Funchal Notícias onde alertava na altura para o facto de o Estado ter de ter “uma maior preocupação social em vez de carregar a população com impostos a torto e a direito. Senão corremos o risco de, um dia destes, pagarmos uma taxa pelo simples facto de respirarmos”.

Recorde-se que António Domingues de Azevedo nasceu em 1950, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão, e liderava há 20 anos os destinos da entidade reguladora da profissão de TOC, primeiro presidindo à ATOC, depois à CTOC, à OTOC e finalmente à OCC.

Domingues de Azevedo liderava a profissão dos Contabilistas Certificados, antes designados Técnicos Oficiais de Contas, desde a regulamentação da profissão, em 1995.

Foi deputado do Partido Socialista à Assembleia da República durante três mandatos, integrando sempre a Comissão Parlamentar de Economia e Finanças. Foi o autor do projeto-lei que regulamentou a profissão de Técnico Oficial de Contas.Foi vice-presidente e presidente da comissão instaladora da associação dos técnicos oficiais de contas. Foi Presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC), de 1999 a 2009.

Em Março de 2009 tornou-se o primeiro bastonário da história da instituição.Presidente do CILEA (organização internacional de contabilistas) desde 2015, tendo ocupado uma vice-presidência desde 2007. Em 2011 é agraciado com o título de especialista honoris causa pelo Instituto Politécnico de Lisboa.