Quiosque de gelados volta à Avenida do Mar

3
Fotos Rui Marote

Rui Marote

Regressamos aos anos sessenta. Quem não se lembra das “Lambecas do Caldeira”, nas noites quentes de verão? Um ponto de referência onde está hoje situado o quiosque “O Vermelhinho”.
O cais do Funchal era a passarela dos madeirenses. Quanto namoros, quantos casamentos tiveram a sua génese nesse recanto pitoresco da cidade, com o seu carrinho de amendoim, no lado esquerdo, bem quentinho, e o seu inconfundível apito para chamar à atenção, já para não falar dos tremoços. Sem dúvida que os “Gelados do Caldeira” marcaram uma época e novos e velhos não resistiam à açucarada lambidela, com direito a usufruir da brisa marítima.
A rapaziada colocava um pé nas grades do cais, saboreando o sorvente, mas com o olho atento às jovens, acompanhadas dos seus pais, limitando-se por isso a um cúmplice e moderado piscar de olhos.
50 anos depois, as lambecas regressam à Avenida do Mar, no quiosque junto à nova marina. Vem aí uma gelataria italiana, com decoração aprimorada, com mesas e assentos modernos que esta tarde estavam a ser montados. Um traçado original dos assentos, inspirado nos cones dos sorvetes, bem coloridos, em contraste com a relva. Um bom chamariz para o público que por ali passa diariamente. que depois terá de queimar as calorias aumentando o percurso das caminhadas.