Estreito acolhe 39.ª edição da Festa das Vindimas de 9 a 11 de Setembro

unnamed-5Realizou-se esta tarde, no Estreito de Câmara de Lobos, a apresentação da 39.ª edição da Festa das Vindimas. Na ocasião, o presidente da junta de freguesia, Gabriel Pereira, informou que o certame decorrerá nos dias 9 a 11 de Setembro, sendo que esta é uma iniciativa promovida pela junta de freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e pela ACRE – Associação Cultural e Recreativa do Estreito com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, Secretaria da Agricultura e Pesca, IVBAM, entre outros.

Relembre-se que remonta a 1963 a realização da primeira edição da Festa das Vindimas do Estreito de Câmara de Lobos, o mais antigo certame de promoção do Vinho Madeira, evento que, à data, despertou grande sucesso com o Cortejo da Vindima, a repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, exposição de utensílios da produção vinícola muita animação, foguetes e iluminações.

Passado meio século, a junta de freguesia do Estreito de Câmara de Lobos pretende reivindicar o destaque original das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira. O Estreito de Câmara de Lobos é o principal centro produtor de vinho da Madeira e repositório de um património vitícola inestimável, qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efectuar, no ano de 2014, o registo da marca “Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho”.

Actualmente o concelho de Câmara de Lobos é o principal concelho vitícola com cerca de 125 ha, seguindo-se São Vicente com 122 há e Santana com 82 há (total da região: 400 ha). É também em Câmara de Lobos que labora o maior número de produtores (660), totalizando 50% dos produtores de uvas da RAM.

Entre 9 a 11 de Setembro, a Festa das Vindimas irá apresentar um programa de actividades culturais, gastronómicas e etnográficas no universo da vitivinicultura através do qual é pretendido alavancar a notoriedade e o prestígio da freguesia e dos vinhos ali produzidos.

PROGRAMA:

9 de setembro

19H00 – Torneio de Futebol das Vindimas

22H00 – TUNA – Tuna Universitária da Madeira

23h00 – RUI BANDEIRA

01H00 – Daniel Caires DJ PartyRocker

02H30 – Encerramento

10 de setembro

10H00 – Vindimas ao vivo

11H00 – Cortejo Etnográfico: Borracheiros do Porto da Cruz – Associação Cultural Flores de Maio;    Borracheiros do Estreito de Câmara de Lobos; Bordadeiras do Estreito de Câmara de Lobos; Grupo Folclórico de Santa Rita; Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova; Grupo Folclórico da Quinta Grande; Grupo Folclórico Romarias Antigas do Rochão; Grupo Folclórico da Casa do Povo do Curral das Freiras; Associação de Animação Geringonça; Grupo de Escuteiros de Santa Cecília; Grupo de Expressão Musical e Dramática Sempre Jovem; Associação Caneca Furada; Associação Cultural Imperio da Ilha; Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos; Grupo do Restaurante “As Vides”

11H30 – Pisa e Repisa ao Vivo

12H00 – Concurso do Vinho “Quem é o mais rápido”

13H00 – Torneio de Futebol das Vindimas

16H00 – VIª Marcha pela Saúde – GDE

18H15 – XIVº Grande Prémio das Vindimas – GDE

19H00 – Sketch de Teatro: Pintados de Fresco

21H00 – Leo ALESSANDRI

22H30 – FRANCO e sua banda

01H00 – DJ Sil

03H00 – Encerramento

11 de setembro

09H00 – Torneio de Futebol das Vindimas

19h00 – Amigos da Gaita da Madeira

20H00 – Non Sense Acoustic

21H30 – RUBEN AGUIAR & BANDA”