49 embarcações inscritas na regata Canárias-Madeira

regata
Foto Rui Marote

De 6 a 11 de setembro de 2016 realiza-se a XIX Regata Internacional Canárias –Madeira.

A apresentação do evento decorreu hoje no Funchal.

Trata-se de uma regata que mantem a tradição náutica entre os dois arquipélagos do atlântico desde 1978, sendo esta edição organizada pelo Real Club Náutico de Arrecife e o Clube Naval do Funchal.

Na edição anterior, realizada em 2014, competiram 33 embarcações, com um total de 186 tripulantes.

Este ano, a largada oficial em Lanzarote está agendada para o próximo dia 6 de setembro, pelas 12h00.

49 embarcações (39 espanholas e 10 portuguesas) iniciam a rota de 291 milhas náuticas desde a Marina de Lanzarote até à cidade do Funchal.

A competição destina-se às classes ORC (ORC 0, ORC 1, ORC 2 e ORC 3) e OPEN (OPEN 1, OPEN 2, OPEN 3).

A embarcação que cruzar em primeiro lugar a linha de chegada do Funchal, em tempo real, recebe o Troféu “Dr. Alivar Jones Cardoso” em homenagem a um dos principais impulsionadores desta regata e antigo Presidente do Clube Naval do Funchal.

Na Marina do Funchal será criado um Village de apoio à Regata com espaço de animação, abrindo a todos os madeirenses e turistas, bem como a todos os tripulantes, e será criado um programa social, cultural e desportivo que culminará com a tradicional Festa Branca no Cube Naval, que terá lugar no sábado, dia 10 de setembro e assinala o encerramento do verão de todos os Funchalenses. Uma festa muito acarinhada por todos os tripulantes desta regata bem como por todos os sócios do clube, parceiros e população em geral.

Paralelamente, e como forma de envolver os mais jovens no programa desta competição, será realizado pela primeira vez o Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal, uma competição paralela, que pretende envolver jovens das várias ilhas de Canárias e da Madeira num verdadeiro intercâmbio desportivo e cultural tendo como ponto comum a competição de vela ligeira, na baía do Funchal em dois dias de regata, mais precisamente nos dias 8 e 9 de setembro.

Neste Troféu, estão inscritos 50 velejadores, dos quais cerca de metade são do Arquipélago Espanhol, nomeadamente do Real Clube Náutico de Arrecife, Real Clube Náutico de La Palma, e Real Clube Náutico de Tenerife.