Despedida da Astronomia de Verão/2016 na Casa do Areeiro

/LC/

Casa do Areeiro Associação de Astrónomos Amadores da Madeira 3 de setembro 2016 1

Ontem, dia 3 de setembro, pelas 21h00, na Casa do Areeiro, teve lugar a despedida da Astronomia de Verão/2016.

Não foi a melhor despedida já que a sessão revelou-se frustrante para os participantes, pois o céu límpido de início, deu lugar a uma neblina de leste que foi invadindo o local e impediu o grupo de observar com normalidade os astros.

As tentativas de observar Vénus foram sendo cada vez mais raras e a Lua, num lindo crescente, não teve mais do que meia dúzia de oportunidades de ser “apreciada” pelos interessados.Casa do Areeiro Associação de Astrónomos Amadores da Madeira 3 de setembro 2016 2

De forma fugaz e com dificuldades, o grupo foi observando a olho nu a posição de Marte, Saturno e Escorpião, tendo o astrónomo José Nunes desenvolvido todas as explicações sobre os primeiros objectos (planetas). Não foi possível espreitar o triângulo de verão, a estrela Polar e as Ursas.

Pelas 22h00 Fernando Góis abordou temas como “O homem pousou na Lua?” As distâncias estelares e os contatos com eventuais civilizações do espaço estelar.

A nebulosidade instalou-se definitivamente e não foi possível continuar a sessão que terminou pelas 23h10.

Casa do Areeiro Associação de Astrónomos Amadores da Madeira 3 de setembro 2016 3

Ainda se realizam algumas actividades de Astronomia Verão/2016 – Programa Ciência Viva, no dia 10 de setembro, no Auditório da Universidade da Madeira:
– 19hh0/20h00 – Apresentação final de trabalhos dos astrónomos;
– 20h00/21h00 – Palestra “Matéria Escura e Energia Escura” por Dr. Laurindo Sobrinho;
– 21h15 – Terraço da UMa – Observação de Vénus, Lua, Marte e Saturno, além de algumas constelações do Zodíaco e outros objectos possíveis de captar no momento.
Sessão de livre acesso. 

(Imagens antes e no decurso da sessão de Dina Góis e Fernando Góis.)