Conheça onde vai nascer mega piscina na Madeira

piscina hotel savoy
(Foto Rui Marote)

Será num hotel de luxo do Funchal. 1,4 milhões de litros de água. 1.500 m2 de área. Sim, leu corretamente. É maior do que uma piscina olímpica.

* com RUI MAROTE

As obras do novo Hotel Savoy Palace, na Avenida do Infante, não param. Em cerca de sete meses de construção, a estrutura ganha forma e vai marcando etapas surpreendentes quer na área da engenharia e da técnica, quer na pujança estatística. As dimensões dos espaços e a mobilização de equipamentos, materiais e mão de obra especializada estabelecem patamares inéditos.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Desta vez, as atenções recaem na piscina principal daquela nova unidade hoteleira. Está ainda em construção, mas as dimensões e a quantidade de material que está a ser utilizado fazem antever um dos mais arrojados atrativos do projeto, reclamando já o estatuto de “a” piscina, ultrapassando em área qualquer outro equipamento similar existente na Região, hoteleiro ou desportivo.

(Foto Marote)
(Foto Marote)

Depois da consolidação do auditório com capacidade para mil pessoas, cuja inovação assenta numa laje suspensa sem apoio de pilares, as intervenções no decorrer do mês de agosto centraram-se nas zonas exteriores, piscina e solários.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Constituiu uma fase decisiva e complexa em termos de betonagem, operação que se prolongou por seis dias consecutivos.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Um trabalho que permitiu ainda concluir a estrutura da piscina principal do empreendimento localizada na zona central do solário. Segundo o FN apurou, trata-se de uma área de dimensões “épicas”.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Com 70m de comprimento e uma largura média de 21m, a estrutura apresenta uma área de quase 1.500m2 que se traduz num volume de água de cerca de 1,4 milhões de litros.

Em termos arquitetónicos, esta piscina, no lado norte, acompanha a onda do edifício e tem um grande espelho de água, enquanto a sul é retilínea, com acessos, bancos e reentrâncias em espelho de água.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Neste mesmo período, foi também construída uma ponte em arco em betão armado, sensivelmente a meio da piscina, para permitir a passagem pedonal entre os dois lados.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Em termos de conceção, o equipamento de lazer é em betão armado e está inserido no interior de uma caixa estrutural de maiores dimensões, também em betão armado, que está ligada à estrutura adjacente (solário) por vigas e bandas apoiadas em pilares.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

O espaço existente entre a piscina e a caixa estrutural servirá de galeria técnica de apoio e para inserção de caldeiras destinadas a árvores de grande porte.
O total de betão envolvido na construção da estrutura da piscina foi da ordem dos 850m3.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

O Hotel Savoy Palace é uma obra do Grupo AFA e não tem sido consensual precisamente pelas dimensões e volumetria prevista (16 pisos), sobretudo numa zona considerada nobre do Funchal. Inclusive, a Ordem dos Arquitetos chegou a intentar, no início da construção, uma petição pública contra aquilo que designou de impacto negativo à escala de toda a cidade, exigindo a revisão dos índices de construção do Plano de Urbanização da zona.

A pretensão, porém, não ganhou solidez e a obra avançou conforme planeado, com o investidor a rebater com argumentos de peso: recuperação paisagística de uma área importante e que se encontrava degradada há quase cinco anos, empregabilidade no sector da construção civil e do turismo, aumento da oferta turística de qualidade e revitalização da economia regional.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

É intenção dos promotores que o Hotel Savoy Palace com os seus 500 novos quartos esteja operacional daqui a dois anos, juntando-se às restantes quatro unidades geridas pela Savoy Hotels & Resorts do Grupo AFA: Hotel Royal Savoy e Hotel Savoy Gardens, no Funchal, Hotel Savoy Saccharum e Hotel Savoy Calheta Beach, na Calheta).